Influência do sexo, da idade e da formação inicial dos professores universitários na área de atividade física e educação física na percepção sobre educação inclusiva
Por Bingen Marcos-Rivero (Autor), Jon Ortuondo (Autor), Irati Becerril-Atxikallende (Autor), Javier Yanci (Autor).
Resumo
O objetivo do estudo foi analisar as diferenças na perceção sobre a inclusão de estudantes com deficiência, com base no sexo, idade e formação inicial (Ciências da Atividade Física e Desporto [CAFyD] vs. Educação) de professores universitários na área de Atividade Física e Desporto (AFyD) e Educação Física (EF). No presente estudo, participaram 100 professores universitários das áreas de AFyD e EF, que responderam ao questionário "Perceção das dificuldades dos professores na inclusão educativa (DPIE)". Os resultados obtidos mostram que as professoras relatam melhores resultados do que os professores em relação à inclusão de estudantes com deficiência. Além disso, os professores mais velhos e os formados em CAFyD mostram uma predisposição mais favorável à inclusão. Estes resultados destacam como o sexo, a idade e a formação influenciam as atitudes em relação à educação inclusiva. Este estudo oferece evidências para políticas eficazes de inclusão em ambientes universitários.
Referências
ABDELLA, Abdreheman Seid. Instructors’ willingness to provide instructional accommodations for students with disabilities in selected universities of Ethiopia. International Journal of Inclusive Education, v. 22, n. 6, p. 671-682, 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/13603116.2017.1396501
ABELLÁN, Jorge et al. Percepción de autoeficacia hacia la inclusión en futuros maestros de educación física. Revista de Psicología del Deporte, v. 28, n. 1, p. 143-156, 2019. Disponible en: https://archives.rpd-online.com/article/view/v28-n1-abellan-saez-reina-etal.html. Consultado el: 30 dic. 2023
ASSOCIACIÓN MÉDICA MUNDIAL. Declaración de Helsinki de la AMM – principios éticos para las investigaciones médicas en seres humanos. 2013. Disponible en: https://www.wma.net/es/policies-post/declaracion-de-helsinki-de-la-amm-principios-eticos-para-las-investigaciones-medicas-en-seres-humanos/. Acceso en: 13 ago. 2024.
ALDABAS, Rashed. Special education teachers’ perceptions of their preparedness to teach students with severe disabilities in inclusive classrooms: A Saudi Arabian perspective. Sage Open, v. 10, n. 3, p. 1-14, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/2158244020950657
ALHUMAID, Majed M et al. Physical education teachers’ attitudes toward inclusion of students with disabilities in Saudi Arabia. Frontiers in Psychology, v. 13, p. 1-11, 2022. DOI: https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.1006461
ARNAIZ-SÁNCHEZ, Pilar et al. Barriers to educational inclusion in initial teacher training. Societies, v. 13, n. 2, p. 13-31, 2023. DOI: https://doi.org/10.3390/soc13020031
BIBIGUL, Dyussenbayeva et al. Training a special teacher: opinions and experience of teachers in the conditions of inclusive education. Cypriot Journal of Educational Sciences, v. 17, n. 3, p. 920-929, 2022. Disponible en: https://files.eric.ed.gov/fulltext/EJ1337058.pdf. Consultado el: 30 dic. 2023.
BOYLE, Christopher; TOPPING, Keith; JINDAL-SNAPE, Divya. Teachers’ attitudes towards inclusion in high schools. Teachers and Teaching, v. 19, n. 5, p. 527-542, 2013. DOI: https://doi.org/10.1080/13540602.2013.827361
CARBALLO, Rafael; MORGADO, Beatriz; CORTÉS-VEGA, M. Dolores. Transforming faculty conceptions of disability and inclusive education through a training programme. International Journal of Inclusive Education, v. 25, n. 7, p. 843-859, 2021. DOI: https://doi.org/10.1080/13603116.2019.1579874
DELGADO, Serafín et al. Actitudes hacia la discapacidad en Educación Física. Una revisión sistemática exploratoria. e-Motion: Revista de Educación, Motricidad e Investigación, n. 20, p. 76-93, 2023. DOI: https://doi.org/10.33776/remo.vi20.7612
DIGNATH, Charlotte et al. Teachers’ beliefs about inclusive education and insights on what contributes to those beliefs: a meta-analytical study. Educational Psychology Review, v. 34, n. 4, p. 2609-2660, 2022. DOI: https://doi.org/10.1007/s10648-022-09695-0
DORJI, Nima. Teachers’ perception on the implementation of new national school curriculum in Pachu primary school. South Asian Journal of Social Studies and Economics, v. 16, n. 1, p. 11-15, 2022. DOI: https://doi.org/10.9734/sajsse/2022/v16i1600
ECHEITA, Gerardo. Educación inclusiva. Sonrisas y lágrimas. Aula abierta, v. 46, n. 2, p. 17-24, 2017. DOI: https://doi.org/10.17811/rifie.46.2017.17-24
ERCEG-HURN, David; MIROSEVICH, Vikki. Modern robust statistical methods: an easy way to maximize the accuracy and power of your research. American Psychologist, v. 63, n. 7, p. 591-601, 2008. DOI: https://doi.org/10.1037/0003-066X.63.7.591