Influência do tamanho das cidades de nascimento e residência na carreira esportiva: uma análise por meio do Programa Bolsa-Atleta
Por João Victor Moretti de Souza (Autor), Mayara Torres Ordonhes (Autor), Fernando Renato Cavichiolli (Autor), Fernando Marinho Mezzadri (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 35, n 1, 2024.
Resumo
Este estudo teve como objetivo verificar se o tamanho dos municípios onde nascem ou vivem os atletas de alto rendimento brasileiros influencia o subsídio do governo federal, além de apontar se fatores como índice de desenvolvimento humano, densidade demográfica e investimento municipal no esporte também exercem influência . A amostra foi composta por 2.033 municípios brasileiros que possuíam atletas, natos ou residentes, beneficiários do programa brasileiro de incentivo Bolsa-Atleta. O tamanho dos municípios influencia o valor e o nível de outorga obtida, demonstrando que quanto menor o tamanho da população, menor a chance de obter um nível de outorga mais elevado. Além disso, fatores como índice de desenvolvimento humano, densidade demográfica e investimento no esporte influenciam a aquisição de bolsas pelos atletas, principalmente pelos atletas residentes, o que evidencia uma migração esportiva interna no país como consequência.