Resumo

Nas aulas de Educação Física, no contexto escolar, apesar das práticas esportivas serem coletivas, a competitividade pode interferir diretamente na formação dos estudantes em suas relações interpessoais, incentivando o pensamento individualista. Portanto, é de suma importância vislumbrar novas possibilidades de abordagem metodológicas, voltadas para a ideia da cooperação e colaboração, implementando ações que valorizem as potencialidades de cada um, podendo contribuir para a inclusão de pessoas com deficiências. A atividade física pode ser um facilitador na socialização dos indivíduos, colaborando na formação da cidadania e nas relações sociais, em favor do bem comum. Uma das ferramentas pedagógicas sugeridas nesta pesquisa são os Jogos Cooperativos, que não é predominantemente competitivo e apresentado com ludicidade, colabora com o pensar e agir na coletividade, promovendo a expressão de sentimentos e atitudes solidárias. Neste estudo, o intuito é realizar uma revisão literária de pesquisa bibliográfica e pesquisa de ação, entrevistando 10 professores de Educação Física do Ensino Fundamental, nas escolas Municipais de Niterói - RJ, a fim de observar e estudar a temática dos Jogos Cooperativos e suas contribuições na educação inclusiva.

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