Influência do Grupamento Muscular na Recuperação da Frequência Cardíaca Após o Exercício Resistido
Por Tiago Peçanha de Oliveira (Autor), Jeferson Macedo Vianna (Autor), élder Dutra de Sousa (Autor), Patrícia Silva Panza (Autor), Jorge Roberto Perrout de Lima (Autor), Victor Machado Reis (Autor).
Em Revista Brasileira de Medicina do Esporte v. 19, n 4, 2013.
Resumo
INTRODUÇÃO: O exercício resistido (ER) é um tipo de exercício amplamente praticado, sendo recomendado para a manutenção ou aprimoramento da força e massa musculares e utilizado com fins estéticos e de saúde. Apesar disto, pouco se sabe sobre o impacto deste tipo de exercício sobre o controle autonômico cardíaco, tampouco da influência do grupamento muscular nesta resposta.
OBJETIVO: Verificar a influência do grupamento muscular utilizado durante o ER, na recuperação da frequência cardíaca (REC-FC) pós-exercício.
MÉTODOS: Participaram deste estudo 14 indivíduos do sexo masculino (27,4 ± 6,1 anos; 79,4 ± 10,4 kg; 1,77 ± 0,1 m; 10,5 ± 4,6 %G) experientes na prática de ER. O protocolo experimental constou da realização de teste e reteste de 1RM nos exercícios supino horizontal e meio agachamento para determinação da força dinâmica máxima e execução do número máximo de repetições a 80% de 1RM com avaliação da REC-FC durante um minuto pós-exercício.
RESULTADOS: Os resultados encontrados indicam menor REC-FC nos 10, 20, 30 e 40 segundos após o exercício meio agachamento em comparação ao supino horizontal.
CONCLUSÃO: Os achados confirmam a influência do grupamento muscular na resposta autonômica cardíaca pós-esforço, no ER.