Resumo

Este estudo circunscreve a Capoeira na educação infantil por meio de atividades pedagógicas. Teve por objetivo analisar as interações de crianças com base na Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, estudo de caso, do tipo qualitativo exploratório. Participaram desta 55 crianças, de três a seis anos de idade, de ambos os sexos, que frequentam uma instituição pública municipal em Campinas – SP. Foram desenvolvidas 30 sessões de atividades motoras organizadas na seguinte ordem: roda inicial, parte principal e roda final. As sessões foram ministradas pelo pesquisador em conjunto com a professora da turma, que teve liberdade para intervir incentivando a participação das crianças nas atividades. As vivências tiveram duração de 45 minutos. Foi utilizada a técnica de filmagem para apreender os aspectos do fenômeno do comportamento infantil em ambiente natural. A análise dos dados foi orientada pela Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, seguindo o Modelo (PPCT) que consiste na verificação simultânea dos elementos: Processo, Pessoa, Contexto e Tempo. (Bronfenbrenner, 2000). Os resultados demonstraram que crianças com comportamentos disruptivos de caráter ativo, influenciaram na diminuição de formação de relações interpessoais entre os participantes nas brincadeiras em dupla; crianças com comportamentos disruptivos de caráter passivo não quiseram formar relações interpessoais nas brincadeiras em grupo. Considerando que o foco da educação infantil está no movimento e que este constitui alicerce para o desenvolvimento integral da criança, se torna plausível pensar que a característica lúdica da Capoeira, decorrente de seus componentes a coloca como conteúdo adequado para este nível da Educação Básica no Brasil.

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