Resumo

O marketing é uma estratégia bastante utilizada no amplo ambiente do futebol, fazendo com que clubes consigam atingir suas metas por meio de técnicas administrativas de um modelo de gestão.  O marketing no Brasil está em processo de desenvolvimento e passa por dificuldades devido aos clubes não possuírem gestores capacitados para administrar os mesmos. O presente estudo tem como objetivo analisar o processo histórico e atual do futebol como negócio, bem como as ações de gestão e marketing desenvolvidas. A busca por artigos originais na língua portuguesa sobre marketing no futebol foi realizada nas bases de dados eletrônicas: SPORTDiscus, SCOPUS e SCIELO. Nos resultados, foi possível averiguar a presença de diversos instrumentos de coleta de dados, diferentes abordagens a respeito das ações de gestão e marketing no futebol, além de observar como a gestão esportiva se relaciona com o marketing esportivo num importante processo de desenvolvimento no cenário do futebol brasileiro, se tornando ainda mais uma grande potencialização do esporte. Conclui-se que o futebol brasileiro passa a ter características de mercado pela sua importância econômica e o poder que o mesmo tem para que seja uma importante ferramenta para a venda de produtos, trazendo a lógica do futebol como negócio. O baixo número de artigos mostra a necessidade de novos estudos que investigue o cenário atual dos clubes e fortaleça as ações de marketing e gestão no Brasil.

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