Influências da Gestão e do Marketing Esportivo no Desenvolvimento de Ações e Estratégias Para o Futebol Como Negócio no Brasil: Uma Revisão Sistemática
Por Edcley Carvalho Maranhão Cunha (Autor), Victor Henrique Rodrigues Silva (Autor), Carlos Augusto Mulatinho de Queiroz Pedroso (Autor), Marcos Antonio Barros Filho (Autor), ângelo de Andrade Rodrigues dos Santos (Autor), Yves de Holanda Batista de Miranda (Autor).
Em Revista Intercontinental de Gestão Desportiva v. 5, n 2, 2015. Da página 1 a 10
Resumo
O marketing é uma estratégia bastante utilizada no amplo ambiente do futebol, fazendo com que clubes consigam atingir suas metas por meio de técnicas administrativas de um modelo de gestão. O marketing no Brasil está em processo de desenvolvimento e passa por dificuldades devido aos clubes não possuírem gestores capacitados para administrar os mesmos. O presente estudo tem como objetivo analisar o processo histórico e atual do futebol como negócio, bem como as ações de gestão e marketing desenvolvidas. A busca por artigos originais na língua portuguesa sobre marketing no futebol foi realizada nas bases de dados eletrônicas: SPORTDiscus, SCOPUS e SCIELO. Nos resultados, foi possível averiguar a presença de diversos instrumentos de coleta de dados, diferentes abordagens a respeito das ações de gestão e marketing no futebol, além de observar como a gestão esportiva se relaciona com o marketing esportivo num importante processo de desenvolvimento no cenário do futebol brasileiro, se tornando ainda mais uma grande potencialização do esporte. Conclui-se que o futebol brasileiro passa a ter características de mercado pela sua importância econômica e o poder que o mesmo tem para que seja uma importante ferramenta para a venda de produtos, trazendo a lógica do futebol como negócio. O baixo número de artigos mostra a necessidade de novos estudos que investigue o cenário atual dos clubes e fortaleça as ações de marketing e gestão no Brasil.