Resumo

Este estudo, situa-se na linha de pensamento pedagógico da educação física brasileira, pertencente a área de concentração em educação física e cultura, desenvolvida no Mestrado em Educação Física da Universidade Gama Filho. Teve por objetivo verificar possíveis influências de princípios e pressupostos teórico-práticos identificados com Pensamento Renovador da Educação Física por meio de informações prestadas por professores de educação física, atuantes nas escolas oficias da rede estadual de ensino, localizadas no município de Niterói. Os dados foram coletados por meio de um roteiro de entrevista semi-estruturada e analisada com base nos princípios da análise temática, apresentada por Bardin (1997). Dos conteúdos discursivos, constatamos que não existem evidências de conhecimento e apropriação sistemática de princípios teórico-práticos identificados com o Pensamento Renovador da Educação Física. Fundamentos de abordagens humanistas, embora presente no discurso de alguns informantes, se revelam contraditórios quando justificam e relatam exemplos do que ensinam, como ensinam e o que ocorre durante as aulas (abordagens tradicionais). Desta forma, pudemos constatar junto a este grupo de professores, que as fundamentações e propostas identificadas com o Pensamento Renovador da Educação Física ainda é uma realidade restrita ao discurso dos intelectuais e aos livros que veiculam suas propostas. Apesar de vendidos, são pouco lidos e assimilados.

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