Resumo
O objetivo deste estudo foi determinar a eficiência do ensino da disciplina de Didática Especial a alunos de graduação em Educação Física, através de microcomputadores. A amostra, composta de alunos do curso de licenciatura plena, foi dividida aleatoriamente através da matrícula dos alunos na disciplina, em dois grupos experimentais. Um deles utilizou o método de ensino tradicional, tendo o professor como instrutor, e o outro grupo experimental seguiu o método de ensino através de microcomputadores, utilizando um software tutorial como instrutor. Os dados foram coletados através de um Questionário de Informações Gerais, destinado a caracterizar os estudantes e, através de um instrumento contendo vinte questões sobre o conteúdo ministrado em ambos os grupos experimentais, que serviu de pré e pós-teste. Os resultados mostraram que os estudantes tinham entre dezenove e vinte e quatro anos, que a maioria era do sexo feminino, tinham por preferência desportiva o futebol e o voleibol, descendiam da raça européia e pertenciam ao nível sócio-econômico A. Os resultados do instrumento que serviu de pré e pós-teste, indicaram que o grupo experimental, que utilizou o método de ensino por microcomputadores, foi estatisticamente superior, a nível de 0,001, ao grupo experimental que seguiu o método tradicional. As variáveis sexo, preferência desportiva, raça e nível sócio-econômico não interferiram nos resultados dos estudantes. Como conclusão, pode-se afirmar que o método de ensino por microcomputador foi mais eficiente na aprendizagem dos alunos, que o método de ensino tradicional.