INICIA UFSC: um projeto de iniciação esportiva ancorado na perspectiva do desenvolvimento motor

Por Michele Caroline de Souza Ribas (Autor), Camila Bressan Fogaça (Autor), Lara Elena Gomes (Autor).

Parte de Escola e promoção da saúde. Evidências e possibilidades para democratizar a participação em atividades físicas na infância a na adolescência . páginas 118 - 137

Resumo

O esporte carrega em si uma potência educativa, uma vez que extrapola o domínio da atividade motora e proporciona uma diversidade de conhecimentos (culturais, éticos, estéticos, biológicos, etc.), experiências, desenvolvimento de valores e de competências biopsicossociais (TANI; BASTOS; BASSO; DE SOUZAet al., 2018). Devido à sua pluralidade, alcance e diferentes possibilidades de manifestação (rendimento, educação e lazer), é considerado um fenômeno e, assim, é estudado, problematizado, discutido, ponderado, contemplado e reinventado (TUBINO, 2010). Existe uma corrente vasta de conhecimento que abraça diferentes metodologias de ensino dos esportes, das mais tradicionais (voltadas para o desenvolvimento da técnica) às mais contemporâneas (voltadas para o desenvolvimento da tática por intermédio do jogo) (GALATTI; BETTEGA; PAES; REVERDITO et al., 2017). Tani et al. (2012) apresentam um breve resumo dessas metodologias de ensino e, não obstante as maisvalias desses métodos, os autores ressaltam a importância do olhar para o processo de aprendizagem do aluno. Esse olhar para o indivíduo torna-se ainda mais imprescindível no contexto da iniciação esportiva, que pode ser compreendida como o momento de introdução à prática sistematizada, planejada e orientada do esporte (BETTEGA; PRESTES; LOPES; GALATTI, 2015; SANTANA, 2002; TANI; BASSO; CORRÊA, 2012). Ela pode ocorrer em qualquer momento do ciclo vital, embora, usualmente, ocorra na infância ou na adolescência. Esses períodos de vida são permeados de singularidades e mudanças nos diferentes domínios do desenvolvimento humano, como o motor, o físico, o cognitivo, social e emocional (GALLAHUE; OZMUN; GOODWAY, 2013; MALINA; BOUCHARD, 2009; PAPALIA; FELDMAN, 2013). Mediante as peculiaridades dessas fases, é imperioso que o pensar e o fazer pedagógico da iniciação esportiva sejam construídos e alicerçados nos conhecimentos relativos às etapas do desenvolvimento (GIMENEZ; UGRINOWITSCH, 2002; LOPES; BERCLAZ, 2019; TANI; BASSO; CORRÊA, 2012; TANI; BASTOS; BASSO; DE SOUZA et al., 2018).