Iniciação Ao Futebol Americano: Um Olhar a Partir dos Pilares da Pedagogia do Esporte
Por Gabriel de Barros Damasceno Franco (Autor), Luis Felipe Nogueira Silva (Autor), Alcides José Scaglia (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Introdução: Sendo um dos esportes que mais cresce em popularidade no Brasil, o futebol americano ainda possui uma história relativamente recente em solo brasileiro. Poucas pesquisas nacionais com esse tópico foram realizadas, sobretudo aquelas que fazem referência ao processo de ensino, vivência, aprendizagem e treinamento dessa modalidade em nosso país. Objetivo: A fim de se aprofundar nesse contexto, a presente pesquisa se debruça em descrever currículos esportivos focados na iniciação esportiva ao futebol americano. Metodologia: Tratando-se de uma pesquisa qualitativa, a pesquisa foi realizada em três escolas de futebol americano que continham a categoria de iniciação esportiva para esse esporte. Para os propósitos desejados, foi utilizada uma entrevista semiestruturada, sendo o roteiro elaborado sem a intenção de colocar um padrão predeterminado. Os estudos sobre os dados coletados se pautaram em uma metodologia denominada análise de conteúdo, método investigativo que abre margem para que a pesquisa, além de priorizar o caráter qualitativo, absorva as informações apuradas pelos relatos dos entrevistados de maneira a possibilitar a fomentação de inferências. Resultados: Em nossa análise das falas dos coordenadores, nota-se uma falta de aproximação grande com os conhecimentos relativos à composição de um currículo estruturado de ensino do futebol americano, talvez pelo não conhecimento de alguns saberes relativos ao conceito de currículo ou da própria Pedagogia do Esporte. Algumas de suas descrições carecem de informações importantes em todos os aspectos da composição do currículo: organização, sistematização, aplicação e, principalmente, avaliação. Conclusões: Logo, essa pesquisa surge com a conclusão de evidenciar um cenário que poderia ser mais explorado e que ainda carece de propostas curriculares convincentemente embasadas na literatura científica, assim, abrindo possibilidades futuras e ressaltando a necessidade de se estudar um currículo estruturado de iniciação esportiva ao futebol americano no Brasil.