Iniciação Esportiva Multivariada à Luz da Teoria da Autodeterminação: Relato de Experiência
Por Luis Antonio de Souza Junior (Autor), Helton Magalhães Dias (Autor), Marcelo Callegari Zanetti (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Introdução: A iniciação esportiva multivariada contida no Programa de Desenvolvimento Esportivo do Rio Pardo Futebol Clube (PDE-RPFC) foi elaborada com intuito de fomentar a participação esportiva de crianças, ampliando seus repertórios: motor, cognitivo, afetivo, bem como as interações sociais, além de respeitar as diferentes etapas de desenvolvimento. Objetivo: Relatar como se deu a iniciação esportiva multivariada de um grupo de crianças à luz da Teoria da Autodeterminação (TAD). Desenvolvimento: Trata-se de um relato de experiência de uma turma de iniciação esportiva multivariada que teve início em fevereiro de 2022, e envolveu 17 alunos de ambos os sexos (♂=12 e ♀=05), com média de idade de 07±1,3 anos, associados do clube social-esportivo, localizado na cidade de São José do Rio Pardo-SP. As práticas esportivas foram organizadas com os seguintes conteúdos: a) Esportes de marca; b) Precisão; c) Técnico-combinatório; d) Rede, quadra dividida ou parede de rebote; e) Campo e taco; f) Invasão; g) Combate; h) Aventura e i) Esportes paralímpicos, com amparo dos pressupostos da TAD, especificamente da microteoria das Necessidades Psicológicas Básicas (NPB) que recomenda fomentar as necessidades de Autonomia, Competência e Relação social. O primeiro semestre foi planejado para 20 semanas, oferecendo atividades que promoviam uma formação multilateral, variabilidade esportiva e desenvolvimento das habilidades motoras fundamentais, sendo que, durante as 10 primeiras semanas os professores foram os responsáveis pelo conteúdo e, após esse período, os alunos foram incentivados a relatar as práticas esportivas que eles haviam percebido serem mais significativas, principalmente em relação ao prazer, que seriam as atividades previstas para as próximas 10 semanas. Sugestões: A realização da prática esportiva multivariada, com atenção especial à aspectos motivacionais, especificadamente, a Autonomia e prazer pela prática, pode ser uma estratégia eficaz para o desenvolvimento holístico desses jovens, ampliação do repertório motriz e maior intenção de prática futura