Resumo

Introdução: O município de Limeira/SP, durante o primeiro trimestre de 2022, fomentou o ensino do futsal, no contexto de iniciação esportiva, com o intuito de alcançar, diretamente, 91 indivíduos em 4 polos de formação em zonas periféricas do município. Objetivo: Relatar a experiência de um professor de futsal, que ministrou aulas de 4 horas semanais para indivíduos entre 11 e 20 anos em dois pólos de formação, e seu modus operandi quanto à organização, sistematização, aplicação e avaliação dos processos pedagógicos. Desenvolvimento: A inexistência de qualquer matriz metodológica pré-definida pela supervisão pedagógica, obrigou o corpo docente delinear, a seu bel-prazer, planos de aula, unidades didáticas e abordagem pedagógica a serem executadas. A disparidade técnico-tática quanto ao nível de compreensão conceitual, procedimental e atitudinal de jogo e de desenvolvimento motor entre os alunos, era latente – até entre faixas etárias semelhantes. Tal diagnóstico foi possível graças à etapa de interpretação do contexto, realizada nas duas primeiras semanas de aulas, pela aplicação de jogos tradicionais de bola com os pés pertencentes à cultura lúdica brasileira, dadas as suas possibilidades e potencialidades (SCAGLIA, et al., 2021). Adiante, a turma foi dividida, durante as aulas, em duas, de acordo com o nível técnicotático e de aprendizagem motora. A organização dos conteúdos, assim, foi comum a ambos os grupos, alinhando fundamentos técnicos (como passe, drible, chute, cabeceio, recepção e condução) às fases de jogo (ofensiva, defensiva, transições e bolas paradas), mas sua sistematização, que pressupunha momentos de aquecimento, trabalhos coordenativos, jogos conceituais (em ambiente específico ou não) e o jogo formal permitiu, em meio à aplicação, fluidez necessária para legitimar o processo avaliativo, ainda que subjetivo. Sugestões: O desenvolvimento e estruturação dos procedimentos pedagógicos pautarem-se na interpretação previa do contexto e nos níveis de acurácia de jogo de futsal dos alunos.

Acessar