Iniciação Esportiva no Futsal: Desenvolvimento de Uma Gestão de Procedimentos Pedagógicos em Um Projeto Governamental
Por Isaac Aparecido Caldeira Rodrigues dos Santos (Autor), Luis Felipe Nogueira Silva (Autor), Leandro Carlos Mazzei (Autor).
Em III Congresso Internacional de Pedagogia de Esporte - CONIPE
Resumo
Introdução: O município de Limeira/SP, durante o primeiro trimestre de 2022, fomentou o ensino do futsal, no contexto de iniciação esportiva, com o intuito de alcançar, diretamente, 91 indivíduos em 4 polos de formação em zonas periféricas do município. Objetivo: Relatar a experiência de um professor de futsal, que ministrou aulas de 4 horas semanais para indivíduos entre 11 e 20 anos em dois pólos de formação, e seu modus operandi quanto à organização, sistematização, aplicação e avaliação dos processos pedagógicos. Desenvolvimento: A inexistência de qualquer matriz metodológica pré-definida pela supervisão pedagógica, obrigou o corpo docente delinear, a seu bel-prazer, planos de aula, unidades didáticas e abordagem pedagógica a serem executadas. A disparidade técnico-tática quanto ao nível de compreensão conceitual, procedimental e atitudinal de jogo e de desenvolvimento motor entre os alunos, era latente – até entre faixas etárias semelhantes. Tal diagnóstico foi possível graças à etapa de interpretação do contexto, realizada nas duas primeiras semanas de aulas, pela aplicação de jogos tradicionais de bola com os pés pertencentes à cultura lúdica brasileira, dadas as suas possibilidades e potencialidades (SCAGLIA, et al., 2021). Adiante, a turma foi dividida, durante as aulas, em duas, de acordo com o nível técnicotático e de aprendizagem motora. A organização dos conteúdos, assim, foi comum a ambos os grupos, alinhando fundamentos técnicos (como passe, drible, chute, cabeceio, recepção e condução) às fases de jogo (ofensiva, defensiva, transições e bolas paradas), mas sua sistematização, que pressupunha momentos de aquecimento, trabalhos coordenativos, jogos conceituais (em ambiente específico ou não) e o jogo formal permitiu, em meio à aplicação, fluidez necessária para legitimar o processo avaliativo, ainda que subjetivo. Sugestões: O desenvolvimento e estruturação dos procedimentos pedagógicos pautarem-se na interpretação previa do contexto e nos níveis de acurácia de jogo de futsal dos alunos.