Inovação na educação física: Curso online gratuito em podcast para estudantes e profissionais

Parte de Boas práticas na educação física Catarinense 2021 . páginas 110 - 117

Resumo

Novos problemas acarretam novos desafios que precisam de soluções efetivas e seguras. A pandemia causada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2) exigiu alterações no cotidiano, modificando hábitos e costumes, que vão desde como as pessoas se cumprimentam até o modo de trabalhar, estudar e praticar exercício físico (ALHUSSEINI; ALQAHTAN, 2020; GONZALEZ et al., 2020; LEÓN-ZARCEÑO et al., 2021). Em função dessa situação, os profissionais e estudantes de Educação Física tiveram que se adaptar, criando estratégias para manter seus alunos fisicamente ativos e para continuar se aperfeiçoando profissionalmente (DHAWAN 2020; HAMMAMI et al., 2020). Alguns estudos que investigaram o impacto da pandemia na prática de atividades físicas verificaram que o isolamento social reduziu drasticamente os níveis de atividade física e, consequentemente, aumentou o comportamento sedentário (STOCKWELL et al., 2021). Esse cenário despertou a atenção dos Profissionais de Educação Física (PEFs) que, cientes da sua responsabilidade social com a promoção da saúde, buscaram alternativas com o uso da tecnologia para alcançar cada vez mais pessoas. Assim, a utilização de vídeos e de plataformas de streaming se tornaram fundamentais aos PEFs (BRATLAND-SANDA et al., 2020). o desenvolvimento da profissão. Nesse sentido, a pandemia criou dificuldades, pois diversos eventos técnicos e científicos foram cancelados, sendo preciso buscar outras fontes de informações confiáveis para manter uma formação continuada. Pensando em seu processo de formação, muitos profissionais recorreram a videoaulas, e-books, bases de dados e, mais recentemente, aos podcasts. Devido às novas demandas e à necessidade de otimizar o tempo, a procura por conteúdos em áudio cresceu no último ano. Hoje, o podcast é uma mídia em exponencial crescimento, principalmente devido ao consumo do conteúdo sob demanda, ou seja, o ouvinte tem o conteúdo disponibilizado em qualquer momento e local. Com base no exposto, o objetivo do presente relato de experiência é descrever uma ação de ensino por meio de curso online em podcast para estudantes e profissionais de Educação Física.