Inovação na Educação Física Escolar: Desafiando a Previsível Imutabilidade Didático-pedagógica
Por Elisabete dos Santos Freire (Autor), Luiz Sanches Neto (Autor), Pollyane de Barros Albuquerque Vieira (Autor), Daniel Teixeira Maldonado (Autor).
Em Pensar a Prática v. 21, n 2, 2018. Da página 444 a 458
Resumo
Com o objetivo de compreender as características das práticas pedagógicas inovadoras, analisamos os artigos científicos sobre inovação no cotidiano escolar da Educação Física (EF), publicados em periódicos dos estratos A1 a B5 do WebQualis 2014. Identificamos 161 artigos que analisavam a inovação na EF escolar, sendo que uma relevante parte desta produção é divulgada em periódicos situados em revistas classificadas nos estratos B4 e B5. A diversificação das temáticas apresentadas, a sistematização do currículo e a seleção de variadas estratégias de ensino foram as principais formas de inovação identificadas. Concluímos que há um crescimento no número de publicações que evidenciam a existência de práticas pedagógicas que rompem com a tradição que tem marcado a EF.