Inovações Pedagógicas no Ensino da Luta Corporal em Escolas de Formação de Professores de Educação Física
Por Rodolfo Pio (Autor), Marcelo Tavares (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
O objetivo do estudo foi o de conhecer as inovações pedagógicas no ensino da Luta, a partir da análise da prática pedagógica dos professores da ESEF/UPE. Metodologicamente, privilegiamos as contribuições da abordagem qualitativa de pesquisa, tomando por base o método etnográfico. Os instrumentos da pesquisa para a coleta dos dados foram subsidiados pela ficha de observação e pelo diário de campo. Os resultados destacam o diálogo, a problematização, a historicidade, a ludicidade, a produção escrita, a pesquisa bibliográfica e de campo como categoria inovadora na prática desses professores. Concluímos que o ensino dos professores dessa escola apresenta inovações pedagógicas, diante de algumas características: organização e estruturação do plano de curso, a partir do diálogo e confronto com as experiências dos professores-alunos; discussão sobre o contexto histórico das Lutas como possibilidades de tematizá-las na Educação Física escolar; Reflexão um repensar o ensino desse conteúdo em escolas de formação de professores de Educação Física, a partir de uma concepção crítica e dialética; encaminhamentos didático-avaliativos construídos no processo de discussão entre professores e alunos.