Inteligências múltiplas de howard gardner nas aulas de educação física no ensino fundamental: Uma investigação qualitativa

Por João Derli De Souza Santos (Autor), Marco Aurelio Da Cruz Souza (Autor), Janaina Coelho (Autor), Sandra Da Silva Vieira Marques (Autor), Suzan Gracieli Modsiéski (Autor).

Parte de Boas práticas na educação física catarinense 2017-Edição Especial . páginas 47 - 63

Resumo

Vários estudos já foram realizados sobre o conceito de inteligência, a fim de compreender as origens e as formas dela nos seres humanos. Os gregos podem ser considerados os precursores sobre os estudos da inteligência, pois segundo Brandl (2005, p. 14), “desde muito tempo, as civilizações tentam desvendar os mistérios da inteligência humana”. Para Oliveira e Medalha (2011), foi no início do século 20 que Alfred Binet elaborou um instrumento por meio do qual era possível prever quais crianças teriam sucesso escolar. Diante disso, Howard Gardner (psicólogo cognitivo e educacional norte-americano), insatisfeito com esse teste, Assim sendo, Gardner (2000) acredita que o ser humano é possuidor de múltiplas inteligências. Com base no percurso da pesquisa e considerando a análise no contexto da Educação Física e da Educação, não se pode deixar de mencionar os estudos realizados na primeira década deste século sobre as inteligências na Educação, percepção dos alunos e relações com a escola (ALVES, 2001), e também a pesquisa realizada por Manhães (2008) sobre a estimulação da inteligência corporal cinestésica no desenvolvimento psicomotor na prática da Educação Física escolar.