Interação entre aptidão física, aspectos psicossociais e espirituais de crianças na educação física indonésia
Por Yoshio Sugiyama (Autor), Soni Nopembri (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 33, n 1, 2022.
Resumo
Os humanos podem desenvolver muitos aspectos, incluindo físicos, psicológicos e espirituais, por meio da educação física. O desenvolvimento holístico requer evidências de correlação entre os aspectos da aula de educação física. O presente estudo examina a correlação entre a aptidão física, os aspectos psicossociais e espirituais de crianças em aula de educação física na escola. Este estudo correlacional foi feito em 556 alunos do ensino fundamental. O instrumento para mensurar variáveis sob aspectos psicossociais e espirituais é o questionário. Dados analisados utilizando Pearson Product Moment e análise estatística correlacional de regressão múltipla no programa SPSS versão 23.0 para Windows. De acordo com os resultados, o aumento do aspecto psicossocial leva ao aumento do aspecto espiritual. Enquanto isso, a diminuição do aspecto psicológico leva ao aumento do aspecto espiritual da criança, assim como o oposto. Portanto, há expectativas de que a educação física e o esporte possam desenvolver o aspecto psicossocial e reduzir o aspecto psicológico negativo (depressão, ansiedade e estresse). Formas e tipos de atividades físicas podem tornar-se variáveis motrizes que melhoram os aspectos psicossociais e espirituais, bem como ajudam a reduzir os aspectos psicológicos negativos.