Resumo

O envelhecimento populacional e o consenso científico acerca do relevante papel da prática de atividade física para o idoso requerem a formação de profissionais de Educação Física pedagógica e tecnicamente competentes, social e eticamente responsáveis. A partir de tal assertiva, este artigo objetiva discutir: a) a justificativa para a formação teórico-prática em atividade física para a terceira idade em cursos de graduação de Educação Física; b) o conhecimento e habilidades a serem desenvolvidas para a intervenção profissional e; c) a possibilidades de interface entre ensino, pesquisa e extensão a partir da experiência vivenciada e acumulada, por aproximadamente 18 anos, com o desenvolvimento do Programa de Atividade para a Terceira Idade (PROFIT). A justificativa da formação é discutida: a) numa perspectiva de transformação da realidade social, na qual atividade física bem orientada e praticada contribui para a vivência plena da velhice; e b) numa perspectiva de mercado de trabalho em expansão. Por último, o desenvolvimento pela Instituição de um programa de extensão voltado para idosos, além de atender uma demanda social, permitirá que o ensino seja constantemente revitalizado e surjam questões de pesquisa aplicada passíveis de serem abordadas em trabalhos de iniciação científica e de conclusão de curso, monografias de cursos de especialização, dissertações e teses.

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