Interseccionalidade e justiça curricular Reflexões iniciais de um potente diálogo na busca pela inclusão nas aulas de educação física nos institutos federais
Por Daniel Teixeira Maldonado (Autor), André Luis do Nascimento Mont Alverne (Autor).
Resumo
Objetivamos apresentar princípios da interseccionalidade presentes na prática político-pedagógica de professores(as) de Educação Física do Ensino Médio integrado. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de campo e do tipo descritiva. O instrumento utilizado para a produção das informações foi uma entrevista semiestrutura realizada com 11 professores(as) de Educação Física dos Institutos Federais de diferentes regiões brasileiras. O material empírico foi submetido a análise temática. Os resultados foram divididos em dois temas: compreendendo as realidades opressoras a partir da Educação Física escolar: a interseccionalidade como práxis crítica; e intersecções de gênero, raça, classe social e deficiência na práxis dos(as) professores(as) de Educação Física nos Institutos Federais. Evidenciamos que os(as) docentes atuam de forma crítica e politizada para que o processo inclusivo possa acontecer na escola, e que direta ou indiretamente discutem os marcadores socioculturais que atravessam as práticas corporais de forma unificada, trazendo princípios da interseccionalidade imersos em sua práxis.
Referências
AKOTIRENE, Carla. Interseccionalidade. São Paulo: Jandaíra, 2022.
AUAD, Daniela; CORSINO, Luciano. Feminismos, interseccionalidades e consubstancialidades na Educação Física Escolar. Revista estudos feministas, v. 26, p. 1-13, 2018.
BRANDÃO, Leonardo. Esportes de ação: notas para uma pesquisa acadêmica. Revista brasileira de ciências do esporte, v. 32, p. 59-73, 2010.
BRAUN, Virginia; CLARKE, Victoria. Using thematic analysis in psychology. Qualitative research in psychology, v. 3, n. 2, p. 77-101, 2006.
BRUNO, Brena Dias et al. A relação com o saber e as interseccionalidades: diálogos (auto) formativos por uma Educação Física da (re)existência. Cenas educacionais, v. 5, p.1-31, 2022.
COLLINS, Patricia Hill; BILGE, Sirma. Interseccionalidade. São Paulo: Boitempo, 2021.
CORSINO, Luciano Nascimento; AUAD, Daniela. O professor diante das relações de gênero
na educação física escolar. São Paulo: Cortez, 2012.
CORSINO, Luciano Nascimento; CONCEIÇÃO, Willian Lazaretti. Educação física escolar e relações étnico-raciais: subsídios para a implementação das leis 10.639/03 e 11.645/08. Curitiba, PR: CRV, 2016.
CORSINO, Luciano Nascimento. Raça, gênero e a lei 10.639/03 no âmbito da educação física escolar: percepções docentes. Revista interinstitucional artes de educar, v. 1, n. 2, p. 247-262, 2015.
FLICK, Uwe. Uma introdução à pesquisa qualitativa. Porto Alegre, RS: Bookman, 2004.
FONSECA, Michele Pereira de Souza; SILVA, Samara; SANTOS, Maria Luíza Mendes. Possibilidades de diversificação de conteúdos na perspectiva inclusiva: relatos de experiência na educação física escolar. Rio de Janeiro: Autografia, 2023.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2021.
GOELLNER, Silvana Vilodre. Corpos, gêneros e sexualidades: em defesa do direito das mulheres ao esporte. Revista do centro de pesquisa e formação, n. 13, p. 99-112, 2021.
GOMES, Nilma Lino. O combate ao racismo e a descolonização das práticas educativas e acadêmicas. Revista de filosofia aurora, v. 33, n. 59, p. 435-454, 2021.
HOOKS, Bell. Ensinando a transgredir: a educação como prática da liberdade. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
HOOKS, Bell. Teoria Feminista: da margem ao centro. São Paulo: Perspectiva, 2019a.
HOOKS, Bell. Erguer a voz: pensar como feminista, pensar como negra. São Paulo: Elefante, 2019b.
LIMA, Ana Clara Bissoli de; MALDONADO, Daniel Teixeira. Cultura corporal, relações de gênero e educação física escolar: análise das publicações realizadas no blog Dibradoras. Cenas Educacionais, v. 6, p. 1-30, 2023.
MALDONADO, Daniel Teixeira. Professores e professoras progressistas do mundo uni-vos!. Curitiba, PR: CRV, 2020.
MALDONADO, Daniel Teixeira; COSTA, Ana Lara Marcelo. Participação de transexuais nas práticas corporais: problematizações potentes para a educação física escolar. Revista de educação popular, v. 22, n. 1, p. 171-195, 2023.
MALDONADO, Daniel Teixeira; MARTINS, Raphaell Moreira. Educação física no ensino médio: resistências e transgressões na prática político-pedagógica nos Institutos Federais. Florianópolis, SC: Tribo da Ilha, 2023.
MALDONADO, Daniel Teixeira; NEIRA, Marcos Garcia. Resistências e transgressões na prática político-pedagógica da educação física. Currículo sem fronteiras, v. 22, p. 1-31, 2022.