Resumo

A Educação Física é a disciplina que mais atrai os alunos, no entanto, os professores têm que procurar sempre novas propostas que ajudem na metodologia para que não fiquem repetitivas. O atletismo, caracteriza-se como a atividade física adequada para estar sempre nos planos curriculares das aulas de Educação Física, contudo, por ser usado algumas vezes como esporte base de outras modalidades, ele perde a sua especificidade. Buscamos então, por meio desta pesquisa investigar entre os professores de Educação Física escolar do município de Taubaté/SP, se os mesmos oferecem aos seus alunos a modalidade atletismo em suas aulas, mostrar como ele vem sendo aplicado e investigar o conhecimento que os alunos têm sobre o atletismo. Refletindo sobre as questões referentes ao atletismo, elaboramos uma pesquisa de ordem qualitativa e quantitativa para obter os resultados desejados. Participaram desta pesquisa 20 professores e 200 alunos de 6º ao 9º ano do ensino fundamental das escolas do município de Taubaté-SP, com idades variadas, de ambos os gêneros. A coleta de dados foi realizada mediante a aplicação de dois questionários contendo 8 perguntas cada. Conseguimos verificar com os resultados das pesquisas que os professores sabem que o atletismo é a base dos esportes, mas devido as dificuldades que devem enfrentar, acabam não aplicando da maneira que deveriam. E entre os alunos verificou-se que realmente querem aprender mais sobre o atletismo, com isso é necessário que o professor utilize todos os meios disponíveis, gerando em cada um a vontade de conhecer e praticar o atletismo.

Acessar