Investigação Narrativa e Formação de Professores de Educação Física: Possibilidades Para Uma Prática Colaborativa
Por Igor Câmara Luiz (Autor), André da Silva Mello (Autor), Silvana Ventorim (Autor), Amarílio Ferreira Neto (Autor), Wagner dos Santos (Autor).
Em Journal of Physical Education (Até 2016 Revista da Educação Física - UEM) v. 27, n 1, 2016. Da página 1 a 17
Resumo
Analise de uma formação continuada baseada na perspectiva da investigação-formação das práticas pedagógicas de 14 professores de Educação Física de três Redes Municipais de Vitória/ES, sinalizando ações colaborativas entre Universidade e Educação Básica. O processo formativo foi pautado pela perspectiva da investigação-formação das práticas produzidas pelos docentes em seu cotidiano escolar, no sentido de contribuir para produção de políticas de formação continuada que aproximem a Universidade e a Educação Básica e, também, que valorize a coautoria e a corresponsabilidade do professor nesse processo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo narrativa (auto)biográfica. Utiliza entrevista, redes de conversações, questionário e observação participante como instrumentos de produção dos dados. As análises remetem à necessidade de estabelecer pontes de diálogo e relações colaborativas dentre os diversificados interesses inseridos nas formações, qual seja, o da pesquisa, o das redes municipais de educação e o dos professores, ao assumir as suas experiências profissionais como referências formativas.