Resumo

As manifestações culturais brasileiras representam foco de pesquisa relevante para o (re) conhecimento de um povo e compreensão de seus traços culturais. No que diz respeito ao Estado do Paraná, nossas preocupações pautaram-se nas manifestações populares existentes e em sua compreensão histórica, gestual e estética. De caráter bibliográfico, a pesquisa preocupou-se, neste momento, em traçar elucidações sobre o fandango, a dança de São Gonçalo, a cavalhada, a folia de reis e a congada, embora não sejam as únicas representações populares do Estado. O estudo a tais manifestações, embora tratadas sucintamente, vêm no sentido de fomentar novas investigações e intervenções no campo cultural e pedagógico. O forte sapateado masculino e a graciosidade feminina no fandango paranaense da região litorânea, o louvor a São Benedito na congada da Lapa, a folia de reis em homenagem aos reis magos e comemoração ao nascimento do menino Jesus, o conflito entre cristãos e mouros na cavalhada, o pagamento de promessa e devoção a São Gonçalo, retratam histórias, simbologias, aculturações, a partir de diferentes povos e comunidades. Índios, negros, portugueses, espanhóis e suas mesclas culturais, são responsáveis pelo surgimento de tais manifestações e por mantê-las ainda presentes nos dias de hoje. Incursões pela história e pelo mundo de movimento dos populares e, nesse estudo, pela cultura paranaense, são significativos à medida que favorecem o estabelecimento de novos diálogos e possibilidades de acesso ao conhecimento, trazendo contribuições em termos culturais e pedagógicos. A Educação Física, enquanto área que tematiza a cultura corporal, tem muito a buscar no gestual popular, favorecendo um maior (re) conhecimento de sua representação simbólica, histórica e estética.
 

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