Resumo

Esta pesquisa. realizada com 96 alunos de 7" e 8" séries de uma escola particular de Campinas/SP, teve por objetivo identificar as tendências de motivação intrínseca e extrínseca nos alunos em aulas de Educação Física. A motivação é intrínseca quando o indivíduo interessa-se pela tarefa em si, e é extrínseca quando realiza a atividade m,ovido por questões externas à mesma. Para tal, foi elaborado um questionário contendo 4 questões fechadas, sendo 3 com escala de coerência tipo LIKERT, onde a partir de afirmações relacionadas à motivação intrínseca e e.'\1rlnseca, o aluno pudesse optar se concordava muito, apenas concordava, se estava em dúvida. ou somente discordava, ou discordava muito. Cada uma dessas categorias recebeu pontos (1, 2, 3, 4 e 5) que os sujeitos deveriam colocar à frente de todas as afirmações relacionadas à cada questão. A análise dos dados foi feita mediante os procedimentos estatísticos "Correlação de Pearson" e "Teste T- de Student". O nível de significãncia adotado foi de 5%. Os resultados destas 3 questões indicaram concordância em relação a 15 itens de motivação intrínseca c 9 de motivação e.'\'trinseca A discordância ocorreu sobre 1 (um) item de motivação intrínseca e 7 de motivação extrínseca. Estes resultados sugerem que os alunos parecem estar mais motivados intrínseca do que extrinsecamcnte para as nulas de Educaçl!o Física, o que segundo DECI, RY AN (I 985) e BRITTO ( 1989) favorece a autonomia do indivíduo. A maior concordância em relação aos itens de motivação intrínseca salienta o gosto pelas atividades fisicns, e nos de motivaçllo extrínseca, a importância da socialização na sua formação. A último questão, referindo-se às nulas de Educação Física realizadas pelos alunos, apresentou como resultado que 20 deles consideram sua aula ótima, 60 consideram-na boa. 14 regular e 2 ruim, revelando que, de modo geral, os alunos parecem estar motivados. o referencial teórico desta trabalho enfatiza a relevância da motivação intrínseca para o dcsenvovimento do indivíduo através do fornecimento de tarefas desafiantes com diferentes níveis de complexidade, o que oportuniza n nutodete~innçtlo e a percepção da própria capacidade. Reconhece-se também como essencial o aspecto social, apontado pelos n!w1os como um dOS maiores motivos que os leva a gostar dessas aulas, caracterizado como motivnçJlo extrínseca.

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