Resumo

Compreender os processos de aprendizagem da dança no contexto do Programa Escola Integrada (PEI) da Rede Municipal de Belo Horizonte é o objetivo deste trabalho. Para descrever/analisar a aprendizagem da dança foram utilizadas a abordagem da aprendizagem situada em comunidades de prática (LAVE e WENGER, 1991) e a perspectiva da educação da atenção (INGOLD, 2010). O estudo aborda a aprendizagem como um aspecto inerente a toda prática social (LAVE e WENGER, 1991). A partir de uma incursão etnográfica no universo das práticas cotidianas de danças urbanas no contexto do PEI, esse trabalho buscou desvelar como os processos de aprendizagem acontecem. Além disso, foram realizadas entrevistas com as crianças que integravam o grupo pesquisado e com o professor de dança. A coletividade apresentou-se como fundamental nesse processo que envolvia, para além da escola, outros tempo e espaços, como as vivências na rua, com grupos e em casa. A habilidade da dança era constituída a partir da imersão na prática e, principalmente, da repetição e imitação. A constituição do (a) dançarino(a) se dava continuamente nesse processo em que a dança (e sua aprendizagem) emergia. Tratava-se, portanto, da construção de identidades que nesse caso específico era a identidade negra.

Acessar Arquivo