Send to Kindle


.Resumo

O presente trabalho é resultado das ações do Grupo de Estudos e Pesquisas em História da Educação Física e do Esporte (GEPHEFE), organismo vinculado a Faculdade de Educação Física e Desportos da Universidade Federal de Juiz de Fora. Nossa intenção é refletir sobre a história de vida de Italo Paschoal Luiz, último herdeiro do Clube Ginástico de Juiz de Fora, instituição fundada nesta cidade mineira em 8 de abril de 1909, cujo objetivo era reunir a comunidade alemã e oferecer lições de ginástica. Italo Luiz atuou no Clube Ginástico como aluno e professor entre os anos de 1947 e 1979, bem como foi professor de Educação Física em várias escolas, preparador físico de clubes de futebol e ainda formou um grupo de ginástica acrobática que correu várias cidades brasileiras durante a década de 1960. Nossa análise focaliza a influência da Ginástica Alemã nas lições de ginástica ministradas no Clube Ginástico por Italo Luiz e seus antecessores, bem como o papel da instituição no desenvolvimento da ginástica e de outras atividades esportivas na cidade de Juiz de Fora.

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/anais-do-ix-congresso-brasileiro-de-historia-do-esporte-lazer-e-educacao-fisica-chelef

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.