Jejum intermitente combinado com exercício aeróbio suprime a via de sinalização da lipogênese no fígado com efeitos distintos entre camundongos machos e fêmeas.
Por Gabriel Calheiros Antunes (Autor), Gustavo Almeida Iasniswski (Autor), Adelino Sanchez Ramos Da Silva (Autor), Eduardo Rochete Ropelle (Autor), Thiago Bertoldo Garcia Monteiro (Autor), Jose Rodrigo Pauli (Autor).
Em 47º Simpósio Internacional de Ciências do Esporte SIMPOCE
Resumo
A obesidade está associada com risco aumentado de desenvolvimento da doença hepática gordurosa metabólica (DHGM). O jejum intermitente (JI) e o exercício físico têm sido estratégias que aplicadas isoladamente podem não ser suficientes para mitigar os impactos da obesidade. Além disso, os efeitos do JI e do exercício físico precisam ser amplamente explorados em ambos os sexos. Objetivo: Neste estudo, procurou-se investigar os efeitos do jejum intermitente combinado com o exercício aeróbio na obesidade e DHGM em camundongos machos e fêmeas. Métodos: Foram utilizados camundongos Swiss de ambos os sexos, com 6 semanas de vida. Os animas foram distribuídos nos grupos: Controle (CTL) animais alimentados com dieta padrão; Obeso (OB) animais alimentados com dieta ocidental rica em gordura e açucares; Obeso jejum intermitente (JI) (OB+JI) animais alimentados com dieta ocidental submetidos ao JI; Obeso jejum intermitente exercitado (OB+JI+EX) animais alimentados com dieta ocidental que foram submetidos ao JI e exercício físico aeróbio. O JI foi realizado por 16 horas dia (das 16:00 às 08:00), sem restrição hídrica. O protocolo de exercício aeróbio consistiu em corrida em esteira, sobrecarga de 60% da capacidade máxima de corrida, por 60 minutos/5 dias/semana. Foram realizados testes de desempenho de corrida, análise de sensibilidade à insulina, peso e adiposidade corpora, análises histológicas (H&E) e moleculares (Western Blot e RT-qPCR) no fígado. As comparações entre os quatro grupos foram realizadas através da ANOVA two-way, seguida pelo post hoc de Tukey, com p<0.05. Resultados: Os camundongos machos e fêmeas submetidos ao JI e JI+EXE apresentaram redução da adiposidade corporal e aumento da sensibilidade à insulina, com efeitos mais pronunciados em machos. O acúmulo de gordura e a via de sinalização relacionada a lipogênese no fígado foi atenuada nos grupos JI e JI+EXE. No entanto, verificou-se menor redução da expressão de genes da lipogênese hepática nos camundongos machos. Conclusão: Jejum intermitente associado ao exercício aeróbio foi eficiente em aumentar a sensibilidade à insulina, atenuar a obesidade e o acúmulo de gordura no fígado, com efeitos mais pronunciados em camundongos machos.