Resumo

Introdução: No ano de 2020 a humanidade sofria com a pandemia causada pelo coronavírus, obrigando as autoridades adotarem políticas de isolamento social. Com isso, o projeto de extensão universitária “Jiu-jitsu, Bem-Estar e Educação” se adequou a nova realidade e lançou o “Jiu-Jitsu UESC vs Covid-19”, que teve como objetivo contribuir para o enfrentamento à pandemia da Covid-19 e seus desdobramentos. Objetivo: Apresentar a estrutura pedagógica do projeto “Jiu-Jitsu UESC vs Covid-19” e o perfil dos inscritos. Metodologia: Trata-se de uma pesquisa descritiva e exploratória. Resultados: O “Jiu-Jitsu UESC vs Covid-19” é um programa de ensino de Jiu-Jitsu 100% online e assíncrono, que disponibilizou videoaulas com duração aproximada de 50 minutos, postadas semanalmente no canal do projeto no Youtube, com conteúdos teóricos e práticos sobre jiujitsu, divididos em 4 categorias: procedimentais, atitudinais, conceituais e educação em saúde. As inscrições eram realizadas via formulário eletrônico, ficando abertas entre agosto e outubro de 2020, tendo como perfil pessoas a partir de 18 anos, com pouca ou nenhuma prática do jiu-jitsu. Havia um horário semanal de atendimento síncrono aos alunos, via Goggle Meet. A ação atingiu o marco de 103 inscritos, sendo 62% mulheres e 37% homens, com média de idade de 29,3±8,8 anos. A maioria (64%) dos inscritos tinha pouca ou nenhuma experiência com jiu-jitsu, sendo que a maior parte dos alunos era da comunidade universitária (63%). A abrangência da ação atingiu 07 estados e 23 municípios, sendo a maioria da Bahia (92%), com ênfase no eixo Ilhéus e Itabuna. Conclusão: O perfil coadunou com a proposta pedagógica, mas surpreendeu positivamente com a maioria de mulheres, uma vez que o universo das lutas corporais é masculinizado e machista. A proposta online mostrou uma potencialidade de alcance para além da proposta presencial, atingindo pessoas de diversos estados. 

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