Jockey Club do Paraná, Considerações (variadas) Sobre a Sociedade no Prado Guabirotuba

Por: Celso Luiz Moletta Júnior e José Carlos Mosko.

IX Congresso Brasileiro de História do Esporte, Lazer e Educação Física CHELEF

Send to Kindle


.Resumo

O surgimento do Jockey Club do Paraná, trouxe a Curitiba uma nova perspectiva de lazer, seguindo as tendências elitistas que este estabelecia. Muito apreciado no Rio de Janeiro, então capital federal, o turf chega ao Estado no mesmo aparato em que encontrava-se na cidade carioca, sobre a proteção dos governantes e contando com a dedicação das forças políticas (leia-se elites locais). Conforme MELO, no Rio de Janeiro, “o desenvolvimento dos clubes de turf teria se dado, então, a partir de duas dimensões articuladas: eram meio das elites encontrarem meios de distinção e status, além das grandes possibilidades de negócios que surgiram ao redor das corridas – diretamente, como serviços prestados nos hipódromos, dinheiro obtido nas apostas, prêmios com cavalos, etc...;ou indiretamente, funcionando os hipódromos como locais privilegiados de contatos.209” A admiração política, em especial a do imperador Dom Pedro II, pelo turf estava apropriada a um esporte que não exigisse força e desempenho das pessoas e sim dos animais. Desta forma não era necessário a participação efetiva dos mesmos, que compareciam apenas como espectadores, apostadores e admiradores do “esporte”. “A história do Jockey Club do Paraná, inicia-se por ocasião de sua fundação que ocorreu em 02 de dezembro de 1873; pelo capitão LUÍS JACAMO; então oficial da cavalaria imperial que atendendo à determinação de Dom Pedro II, para estimular a eqüinocultura no sul do país, permaneceu na província, por 73 dias; o suficiente para organizar e oficializar a fundação do Jockey Club. A sua localização inicial foi onde atualmente encontra-se o Asilo Nossa Senhora da Luz, sito a rua Marechal Floriano, próximo da Avenida Kennedy; o prado então fundado, possuía uma pista de 1.700 m. e foi oficialmente inaugurado em janeiro de 1874, através da realização da primeira corrida, a qual teve como vencedor a égua GARÇA...210” Com o decorrer do tempo, o espaço até então utilizado pela entidade, tornou-se insuficiente, e o Jockey Club do Paraná mudou-se para o bairro Guabirotuba, local onde hoje se situa a Pontifícia Universidade Católica (PUC), e neste local funcionou até 1955, quando transferiu-se para o bairro do Tarumã, ali instalado até hoje. A mudança de sede também foi influenciada pelo aflorecer da idéia de um novo hipódromo, em condições melhores tanto para as corridas quanto para os espectadores. 

Endereço: http://cev.org.br/biblioteca/anais-do-ix-congresso-brasileiro-de-historia-do-esporte-lazer-e-educacao-fisica-chelef

Tags: Nenhuma cadastrada :(

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.