Jogos ancestrais latino-americanos na educação física: uma revisão documental com abordagem intercultural (2014-2024)
Por Thomas Perez Restrepo (Autor).
Em Lecturas: Educación Física y Deportes v. 30, n 327, 2025.
Resumo
O brincar tem sido um objeto recorrente de estudo na Educação Física (EF) por ter possibilitado reflexões e conexões com outras disciplinas como a sociologia, a antropologia e a história, possibilitando reflexões sobre os aspectos culturais do brincar e todas as suas dimensões de lazer, recreação e ludicidade. Portanto, considerar o brincar como estratégia de ensino na EF aplicada à sala de aula é um tema recorrente. Assim, os jogos ancestrais assumem grande valor na prática da EF, pois não só contribuem para os aspectos lúdicos e recreativos, mas também podem funcionar como estratégia para o desenvolvimento de competências e habilidades. Portanto, este estudo se concentrou em investigar os jogos ancestrais latino-americanos documentados na literatura científica entre 2014 e 2024, utilizando uma metodologia qualitativa com delineamento documental, utilizando a declaração PRISMA como estratégia de busca. Conclui-se que existem diversos jogos e esportes ancestrais que apresentam grande potencial de aplicação na EF. No entanto, há necessidade de estudos que integrem, apliquem e promovam práticas culturais.
Referencias
Águila Soto, C., y López Vargas, J.J. (2018). Cuerpo, corporeidad y educación: una mirada reflexiva desde la Educación Física. Retos, 35, 413-421. https://doi.org/10.47197/retos.v0i35.62035
Álvarez de Zayas, C.M., y González Agudelo, E.M. (2002). Lecciones de didáctica general. Editoral Magisterio.
Arboleda, R. (2010). Una aproximación entre la antropología y la educación física. Educación Física y Deporte, 14(1), 81-91. https://doi.org/10.17533/udea.efyd.4616
Bhar, P., y Ghosh, A. (2022). In-depth study on selected Indian traditional games with reference to different awards. International Journal of Advanced Research, 10(5), 479-484. https://doi.org/10.21474/IJAR01/14729
Brasó, J., Pérez, M., y Arderiu, M. (2023). Recuperando la memoria histórica familiar en educación física: los juegos populares de los abuel@s. EmásF, 14(81), 57-68. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=8855991
Campos, S.E.A. de, Corrêa, D.A., y Gonçalves Junior, L. (2022). Motricidades del Sur: Congada de San Benedicto en Ilhabela - Brasil (Motricities of the South: Congada of St. Benedict in Ilhabela - Brazil). Retos, 44, 918-927. https://doi.org/10.47197/retos.v44i0.90387
Castañer Balcells, M., y Camerino Foguet, O. (2013). La educación Física en la enseñanza primaria: una propuesta curricular para la reforma. INDE Publicaciones.
Cimmino, M. (2018). Servicios de ocio y derecho humano al bienestar (Leisure services and human right to well- being). EUNOMÍA. Revista en Cultura de la Legalidad, 14, 51-70. https://doi.org/10.20318/eunomia.2018.4155