Resumo

Em 2017 recebi uma turma de 6° ano que era muito difícil, os alunos eram dispersos, faziam brincadeiras o tempo todo na aula e costumavam chamar os colegas de apelidos depreciativos promovendo bullying e violência verbal e física na aula, foi um ano de sofrimento e desafio para mim e as vezes tinha vontade de faltar no dia da aula deles. Em 2018 eles novamente estariam comigo e resolvi mudar minha estratégia com eles, convidei o professor da sala de informática que também é por formação professor de Educação Física para desenvolvermos um projeto de Jogos Cooperativos, ele aceitou a parceria e assim nasceu o projeto. Inicialmente nós dois escolhemos os jogos e a aceitação e interesse por parte deles nos surpreendeu, dai iniciamos uma nova fase em que eles foram divididos em grupos e realizaram pesquisas na sala de informática sobte o jogo que queriam passar para os colegas, a cada semana um grupo dava um jogo que havia pesquisado e ao final era feito uma roda de conversa sobre o jogo proposto e como o jogo podia melhorar a convivência nas aulas. Eu tive uma grande mudança de postura deles em minha aula e apesar de aibda ecistirem episodios de conflito, eles reduziram em 80%. Esse ano estou realizando o projeto de Jogos Cooperativos com os alunos do 3° ano e meus monitores são do fundamental II, desta turma que participou do projeto inicial tenho 5 monitores , eles gostaram tanto que agora fazem os jogos com as crianças.

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