Sobre
Esta obra é uma coletânea de sete capítulos que trazem saberes e práticas tradicionais de mais de vinte grupos indígenas, sendo que a maioria dos jogos são descritos por professores indígenas, alguns como co-autores dos capítulos, que fizeram suas formações acadêmicas no Mato Grosso, no Acre, no Amazonas e no Mato Grosso do Sul. Os jogos são formas lúdicas de educar, de formar o corpo, ou seja, a pessoa em sua totalidade. Desta forma, a obra é um material didático primoroso para o trabalho com a temática indígena na escola, mas também para que, nas escolas indígenas de todo o Brasil, os professores indígenas possam recorrer aos saberes e práticas de outros povos para promover a Educação Intercultural.
Sumário
-
Prefácio
Por Antonella Tassinari
Página
7 -
Apresentação Povos Indígenas, Cultura Lúdica e Educação: Lições de Casa
Por Emília Darci de Souza Cuyabano
Página
13 -
Página
21 -
Página
35 -
A Educação Física no Projeto de Autoria da Comissão Pró-índio do Acre
Por Maria do Socorro Craveiro de Albuquerque
Página
61 -
Jogos/brincadeiras Indígenas: a Memória Lúdica de Adultos e Idosos de Dezoito Grupos étnicos
Por Beleni Saléte Grando Severiá Idioriê Xavante Neide da Silva Campos
Página
89 -
Desafios: Atividades Corporais e Etno-matemática Entre os Waimiri-atroari
Por Eduardo Sebastiani Ferrreira Maria Beatriz Rocha Ferreira Gláucio Campos Gomes de Matos Marcelo Waimiri Joanico Atroari
Página
123 -
Página
137 -
Oficina de Alfabetização Para os Professores Xavante da Terra Indígena Pimentel Barbosa
Por Maria Aparecida Rezende Frans Leeuwenberg Luiz Augusto Passos
Página
153 -
Página
169