Jogos das Escolas Públicas do Rio Grande do Sul (JEPURS): fragmentação na estrutura esportiva estadual
Por Janice Zarpellon Mazo (Autor), Raquel Valente de Oliveira (Autor).
Resumo
Atualmente denominado Jogos Escolares do Rio Grande do Sul, o programa JERGS foi implementado no estado na década de 1970, com o objetivo de promover a participação da comunidade escolar sul-rio-grandense em um evento esportivo que contemplasse o maior número de estudantes da rede pública e particular de ensino do Rio Grande do Sul. Após 25 anos desde sua primeira edição, uma expressiva mudança alterou as conformações históricas dos JERGS, quando, em 1996, o evento foi ofertado exclusivamente a estudantes matriculados na rede pública do estado, denominando-se Jogos das Escolas Públicas do Rio Grande do Sul (JEPURS). Objetivo: Compreender que fatores históricos e sociopolíticos contribuíram para a modificação sucedida nas conformações históricas dos JEPURS no ano de 1996, referente ao público escolar contemplado pelo evento. Metodologia: As informações foram coletadas por meio de fontes orais produzidas por entrevistas de História Oral e por fontes documentais. Resultados e Discussão: Evidenciamos que a modificação investigada foi decorrente de movimentos reivindicatórios promovidos por professores(as) de Educação Física que almejavam uma competição escolar exclusiva às escolas da rede pública do estado, tendo em vista algumas desvantagens e discrepâncias que estas possuíam quando comparadas ao ensino privado, tais como instalações físicas, materiais didáticos e condições de trabalho dos(as) professores(as)/treinadores(as).Considerações Finais: Este acontecimento demarcou o início de uma nova fase na história esportiva deste evento escolar sul-rio-grandense.
Referências
ALBERTI, Verena. Fontes Orais: histórias dentro da história. In: PINSKY, Carla Bassanezi. Fontes Históricas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008. p. 155–202.
BACELLAR, Carlos. Fontes Documentais: uso e mau uso dos arquivos. In: PINSKY, Carla Bassanezi. Fontes Históricas. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2008. p. 23–79.
CARDOSO, Marga Margarete Fagundes. Marga Margarete Fagundes Cardoso: depoimento [out. 2021]. Entrevista cedida a Raquel Valente de Oliveira. Porto Alegre, 2021 (75 min). Entrevista concedida para elaboração de tese de doutorado da entrevistadora.
CARVALHO, João Paulo Ximenes; BARCELOS, Marciel; MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio. Infraestrutura escolar e recursos materiais: desafios para a Educação Física contemporânea. Revista Humanidades e Inovação, v. 7, n. 10, p. 218-237, 2020. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/2917. Acesso em: 20 jan. 2023.
CELLARD, André. A análise documental. In: POUPART, Jean; DESLAURIERS, Jean-Pierre; GROULX, Lionel; LAPERRIÈRE, Anne; MAYER, Robert; PIRES, Álvaro (Orgs.). A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 3. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012. p. 295–317.
DAMAZIO, Márcia Silva; SILVA, Maria Fátima Paiva. O ensino da Educação Física e o espaço físico em questão. Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 2, p. 197-207, 2008. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/3590. Acesso em: 20 jan. 2023.
ELLER, Marcelo Laquini. Olimpíadas escolares no Espírito Santo: continuidades e descontinuidades (1946-1954). 2015. 132 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2015.
FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína. Usos e abusos da História Oral. 8. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2006.
FLICK, Uwe. Introdução à pesquisa qualitativa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.
FLORES, Eliana Alves. Eliana Alves Flores: depoimento [out. 2021]. Entrevista cedida a Raquel Valente de Oliveira. Porto Alegre, 2021. (90 min). Entrevista concedida para elaboração de tese de doutorado da entrevistadora.
FRIZZO, Giovanni. Os jogos escolares como mecanismos de manutenção e eliminação: uma crítica à lógica esportiva na escola. Movimento, Porto Alegre, v. 19, n. 04, p. 163-180, 2013. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/38628/27449. Acesso em: 20 jan. 2023.
GADDIS, John Lewis. Paisagens da história: como os historiadores mapeiam o passado. Rio de Janeiro: Editora Campus, 2003. 216p.
KLEPKER, Romulo Bergmann. JERGS e o desafio do esporte educacional. 2016. 21 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, São Leopoldo, 2016.
MILANI, Noeli Zanatta; FIOD, Edna Garcia Maciel. Precarização do trabalho docente nas escolas públicas do Paraná (1990-2005). Roteiro, Joaçaba, v. 33, n. 1, p. 77-100, 2008. Disponível em: https://periodicos.unoesc.edu.br/roteiro/article/view/320. Acesso em: 20 jan. 2023.
NASCIMENTO, Raquel Krapp; MARTINS, Alessandra Catarina; BOTH, Jorge; FARIAS, Gelcemar Oliveira; GUIMARÃES, Juliana Regina Silva; FOLLE, Alexandra. Satisfação no trabalho de docentes de Educação Física: uma revisão sistemática. Movimento, Porto Alegre, v. 25, e25004, p. 1-13, 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/82573. Acesso em: 20 jan. 2023.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. Fronteiras da história: uma leitura sensível do tempo. In: SCHÜLER, Fernando; AXT, Gunter; SILVA, Juremir Machado. Fronteiras do Pensamento: relatos de um mundo complexo. São Leopoldo: UNISINOS, 2008. p. 179–190.
QUEIROGA, João Guilherme de Souza. João Guilherme de Souza Queiroga: depoimento [out. 2021]. Entrevista cedida a Raquel Valente de Oliveira. Porto Alegre, 2021. (180 min). Entrevista concedida para elaboração de tese de doutorado da entrevistadora.
RAUPP, Arno José Ciulla. Arno José Ciulla Raupp: depoimento [nov. 2021]. Entrevista cedida a Raquel Valente de Oliveira. Porto Alegre, 2021. (75 min). Entrevista concedida para elaboração de tese de doutorado da entrevistadora.
RIO GRANDE DO SUL. Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos. Departamento de Arquivo Público. Fontes para a história administrativa do Rio Grande do Sul: a trajetória das secretarias de estado (1890-2005). Porto Alegre: CORAG, 2006. Disponível em: http://antigo.apers.rs.gov.br/arquivos/1168453643.HistoriaAdministrativadoRS.pdf. Acesso em: 20 jan. 2023.
RODRIGUES, Airton Baes. Airton Baes Rodrigues: depoimento [out. 2021]. Entrevista cedida a Raquel Valente de Oliveira. Porto Alegre, 2021 (90 min). Entrevista concedida para elaboração de tese de doutorado da entrevistadora.
SANTOS, Rodrigo José. As diferentes abordagens dadas ao esporte escolar: um estudo de caso dos Jogos Escolares do Rio Grande do Sul. 2016. 50 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul - UNIJUÍ, Santa Rosa, 2016.
SILVA, Aloísio Paulo; DANTAS, Laécio Silva; MEDEIROS, Ana Gabriela; BAHIA, Cristiano Sant’anna. Jogos escolares da rede pública de Ilhéus-Bahia: uma análise documental. Pensar a Prática, Goiânia, v. 19, n. 3, p. 557-567, 2016. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/38849. Acesso em: 20 jan. 2023.
SILVA, Leonardo Peixoto Arêas. As ações gerenciais e os resultados esportivos das escolas públicas participantes dos Jogos Escolares do Distrito Federal. 2014. 222 f. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação Física) – Faculdade em Educação Física, Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
SOBRINHO, Milton de Souza Biscaino. Milton de Souza Biscaino Sobrinho: depoimento [dez. 2021]. Entrevista cedida a Raquel Valente de Oliveira. Porto Alegre, 2021 (80 min). Entrevista concedida para elaboração de tese de doutorado da entrevistadora.