Resumo
O presente documento apresenta os jogos digitais (JDs) como uma ferramenta de inovação tecnológica para contextualizar conhecimentos e valores formados na prática da Educação Física, destacando a possibilidade de estender e reforçar a reflexão da cultura corporal do indivíduo. A proposta metodológica de uso de JDs teve como objetivo analisar a prática e elaboração de games que contextualizassem diferentes formas de aprendizagens vivenciadas na Educação Física. Para tal, são apresentadas duas abordagens de pesquisa que buscou observar o u s o d e JDs associados com a prática da Educação Física. Na primeira abordagem se verificou o perfil e a percepção de alunos do segundo segmento do ensino fundamental de uma escola pública, na cidade do Rio de Janeiro, quanto ao uso de mídias digitais, destacando-se os JDs e suas relações com a prática da Educação Física. Na segunda abordagem se observou o uso do software FazGame por alunos para elaborar JDs contextualizando os conhecimentos esportivos e os valores olímpicos vivenciados em aulas de handebol na prática da Educação Física. Este estudo foi conduzido com uma amostra de alunos do mesmo grupo investigados no primeiro artigo.