Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil - Uma ferramenta no processo de Desenvolvimento e aprendizagem
Por Alexandre Pereira Santiago (Autor).
Resumo
Jogos e brincadeiras na educação infantil Uma ferramenta no processo de desenvolvimento e aprendizagem. O homem só é inteiro quando brinca; e é somente quando brinca que ele existe na completa acepção da palavra: homem. Friedrich Schiller A brincadeira e os jogos são ação que permeiam a vida dos seres humanos, hoje vivemos num mundo Hightech onde tudo está ao alcance de um toque na tela de um celular. Para muitos estamos no século da ludicidade, tudo é envolvido pelo divertimento, entretenimento e lazer, no ambiente escolar as atividades lúdicas deveriam ser elementos obrigatórios no desenvolvimento integral da criança. Nas escolas de educação infantil os Jogos, Brinquedos e Brincadeiras devem ser usado como a principal recurso pedagógico, tornando o aprendizado uma atividade prazerosa. Durante uma brincadeira a criança expressão o que sente, relembra experiências. Brincadeiras e jogos são ferramentas essenciais na aquisição dos domínios Cognitivo, Afetivo, Motor, Social e Moral e através desses domínios que a criança vai desenvolvendo durante as fases da vida ela vai adquirindo conhecimento em outras palavras ela aprende, através de fatores que já carrega consigo como se fosse uma herança genética além de beber das ações que o ambiente lhe proporciona e é nesse ponto que os profissionais da educação devem aparecer. Na educação infantil (0 aos 5 anos), fase primordial para o desenvolvimento da criança, nesse momento a criança começa a escrever sua história de vida, quanto mais elementos e possibilidades ela puder vivenciar nesse curto trecho da vida, maior será a chance dessa criança aprender prazerosamente. Mesmo sendo muito pequena, carrega consigo elementos importantes que são apresentados no seu dia a dia, no ambiente familiar, porem nesse ambiente, muitas vezes não possibilita à criança muitas possibilidades de desenvolvimento por diversos fatores, (falta de espaço, tempo com os pais, outras crianças, etc.) mas isso não quer dizer que ela não se desenvolva e aprenda...Outro ponto relevante nessa idade é o distanciamento da família, crianças nessa fase são muito apegadas aos pais, principalmente a mãe. Através de atividades lúdicas afetivas podemos ir aos poucos preenchendo essa lacuna gerada pela angústia da separação. Outa possibilidade é promover o convívio com outras crianças, gerando o chamado desenvolvimento social, lembrando que nessa fase do desenvolvimento social está passando pelo “Estágio do Personalismo” que segundo Wallon, vai dos 3 até aproximadamente os 6 anos de idade, a criança é mais voltada para si, buscando o enriquecimento do “eu” formando sua personalidade, nessa fase do desenvolvimento a criança terá conquistas, porém terá muitos conflitos e contradições que surgirão ao longo do desenvolvimento. Vale ressaltar que toda e qualquer atividade relacionada aos jogos e brincadeiras devemos propor desafios compatíveis a idade cronológica da criança, além disso o educador deve acreditar que o brincar é elemento essencial na aquisição do “Conhecimento, Desenvolvimento, Sociabilidade e Construção da Identidade” com isso estimular a imaginação despertar ideias e fazer como que a criança busque soluções para os desafios e o mais importante de tudo BRINQUE junto.
Referências Bibliográficas
Cória-Sabini, Maria Aparecida; Lucena, Regina Ferreira de – Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil – 6ª edição – Campinas-SP – Editora Papirus,2012 Macedo, L.;Petty, Ana L.S.; Passos, Norimar C. – Os Jogos e o Lúdico na aprendizagem escolar – Porto Alegre-RS – Artemed, 2005. ______. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998