Jogos e brincadeiras nas aulas de educação física como estratégia mediadora na aprendizagem de matemática
Por Gisele Sales Almeida Ribeiro Marques (Autor).
Resumo
Contextualização: Ao longo do processo de escolarização na Educação Básica é notório o quanto o ensino de Matemática se torna um desafio, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Durante a pandemia as dificuldades de acesso ao ensino remoto aumentaram exponencialmente, o que provocou uma defasagem maior em várias habilidades de vários componentes curriculares, sendo a disciplina de Matemática uma das maiores afetadas pela suspensão das aulas presenciais. Contudo, no retorno à escola após 1 ano e meio de aulas remotas se tornou necessário que todos os professores se empenhassem na aprendizagem significativa dos alunos, principalmente no que tange à interdisciplinaridade. Sendo assim, esse trabalho trata-se de um relato de experiência de uma professora de Educação Física da rede municipal de um município da grande São Paulo que realizou um projeto interdisciplinar de Educação Física com Matemática, para auxiliar a potencializar a aprendizagem de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência pessoal docente da autora, baseando-se em dificuldades de aprendizagem mapeadas dentro do chão da escola. Resultados e Discussões: Após discussões entre os docentes da escola no HTPC me senti incomodada com os relatos das professoras onde se diziam preocupadas com as dificuldades em matemática que seus alunos apresentavam no pós retorno presencial. Como eu era professora de grande parte dessas turmas me propus a pensar num projeto interdisciplinar para que tentássemos sanar um pouco dessa dificuldade e para iniciar em conjunto com as professoras realizamos uma sondagem matemática para verificar o nível de conhecimento. Após a sondagem realizei atividades motoras com cunho matemático durante algumas aulas de Educação Física, sempre alinhado ao objeto de conhecimento do Currículo Municipal do bimestre vigente. Ao final do projeto, realizamos outra sondagem onde verificamos uma melhora nos itens avaliados. Considerações Finais: Após a realização desse projeto observamos que a tematização dos jogos e brincadeiras durante a aula de Educação Física e sua relação com as outras disciplinas da matriz curricular é de extrema importância para uma aprendizagem significativa para as crianças, especificamente quando pensamos na relação entre a Matemática, área das Ciências Exatas e a Educação Física, área das Linguagens.