Resumo
Cada vez mais os Jogos Eletrônicos têm feito parte da vida de muitas crianças e adolescentes que estão em idade escolar. Além disso, os documentos curriculares nacional e estadual já trazem estes jogos como conteúdo a ser estudado nas aulas de Educação Física na escola. Sendo assim, a escola pode contribuir na mediação entre os estudantes e este tipo de jogo. Porém, muitas unidades escolares não dispõem de recursos digitais para oferecer experiências com estes jogos. Partindo dessa realidade, o objetivo geral da pesquisa foi identificar, desenvolver e analisar possibilidades para o ensino dos Jogos Eletrônicos na Educação Física escolar, articuladas com os princípios da Mídia-educação, considerando as realidades escolares que dispõe de poucos recursos digitais. A pesquisa adotou no aspecto metodológico a abordagem qualitativa, esteve orientada a partir de princípios da pesquisa-ação e foi desenvolvida em uma escola pública municipal da cidade de Aparecida de Goiânia - GO. Participaram da pesquisa professores de Educação Física que pertencem a essa mesma rede de ensino e alunos de uma turma de 5º ano do Ensino Fundamental. Para coleta de dados foram utilizados: um questionário com os professores; dois questionários (inicial e final) com os alunos e um Diário de Campo para registro dos dados das dezessete aulas que compuseram a intervenção aplicada na escola. Essa intervenção foi realizada a partir de uma sequência pedagógica produzida para esta pesquisa. Os resultados obtidos no estudo indicam que a inserção dos Jogos Eletrônicos na escola pode contribuir com a fruição dos alunos com estes jogos, auxiliar na criação e aprendizagem dos estudantes, propiciar discussões acerca da evolução das tecnologias e proporcionar a problematização de questões sociais que têm relação direta ou indireta com estes jogos. Por fim, considera-se que a pesquisa conseguiu apontar possibilidades de como trabalhar com os Jogos Eletrônicos, mesmo em realidades escolares que possuem poucos recursos tecnológicos disponíveis. Apesar disso, defende-se que cabe ao Estado fornecer mais recursos digitais para o trabalho com estes jogos nas escolas, além de oferecer formações continuadas para os professores, a fim de que as possibilidades de trabalho com os Jogos Eletrônicos na Educação Física escolar possam ser ainda mais ampliadas. Esta pesquisa também dá origem a dois Produtos Educacionais, sendo um ebook intitulado "JOGOS ELETRÔNICOS E MÍDIA-EDUCAÇÃO: Possibilidades pedagógicas para a Educação Física Escolar", e uma apresentação em vídeo que objetivou dar visibilidade às experiências vivenciadas na intervenção pedagógica. Ambos os produtos serão disponibilizados de modo online e gratuito.