Jogos Livres na Educação Infantil: Uma Abordagem Semiótica
Por Rodrigo Wanderley de Sousa Cruz (Autor), Pierre Normando Gomes-da-Silva (Autor), Eliane Gomes da Silva (Autor).
Em Kinesis v. 33, n 2, 2015. Da página 1 a 21
Resumo
Pela Pedagogia da Corporeidade o jogo é compreendidocomo situação de movimento privilegiada para percepção de si e do mundo,compreendido como espaço comunicativo, produtor de signos. Esta pesquisaobjetivou analisar a produção sígnica nos jogos livres, realizados por 15 criançasno intervalo da educação infantil, em João Pessoa – Paraíba. As observaçõesocorreram três vezes por semana, totalizando 240 minutos, com quase 30 cenasde jogos registradas, a partir de um protocolo. Pela análise da semiótica peircianadestacou-se a riqueza cognitiva, motora e social das situações de movimentocriadas pelas crianças, umas com as outras em relação ao ambiente.