Resumo

Este estudo consiste em um relato de experiência, vivenciado no Programa de Iniciação à Docência (PID), com o objetivo de compartilhar uma proposta de avaliação para a disciplina de Didática e Educação Física (EF) no curso de Licenciatura em EF da Universidade Federal do Ceará (UFC). A proposta foi desenvolvida em 2021.1 e elaborada colaborativamente pelos(as) responsáveis pela disciplina em concordância com dois monitores orientandos. Essa proposta ocorreu em período pandêmico da Covid-19 e teve suas ações em um semestre de ensino remoto. Diante disso, todos(as) os(as) responsáveis pela elaboração do percurso da disciplina pensaram e elaboraram alternativas pedagógicas de modo a atender aos componentes curriculares já estabelecidos para a disciplina e questões sociais que permeiam os mais diversos ambientes. Nessa alternativa, foi exigida a participação crítica e reflexiva por parte dos(as) discentes matriculados(as). Assim, essa proposta de avaliação contou com a utilização de recursos tecnológicos, diálogos emergentes e envolvimento dos(as) estudantes. Nessa proposta fica evidente a participação constante dos(as) alunos(as) na elaboração do seu próprio percurso formativo, assim como a colaboração efetiva dos pares durante todo o processo.

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