Jornal interativo Uma proposta de avaliação em educação física para a formação inicial de professores(as)
Por Breno José Mascarenhas Sá de Flor (Autor), Iury Crislano de Castro Silva (Autor), Luciana Venâncio (Autor), Luiz Sanches Neto (Autor).
Em Revista de Educação Física, Saúde e Esporte - REFISE v. 5, n 1, 2022.
Resumo
Este estudo consiste em um relato de experiência, vivenciado no Programa de Iniciação à Docência (PID), com o objetivo de compartilhar uma proposta de avaliação para a disciplina de Didática e Educação Física (EF) no curso de Licenciatura em EF da Universidade Federal do Ceará (UFC). A proposta foi desenvolvida em 2021.1 e elaborada colaborativamente pelos(as) responsáveis pela disciplina em concordância com dois monitores orientandos. Essa proposta ocorreu em período pandêmico da Covid-19 e teve suas ações em um semestre de ensino remoto. Diante disso, todos(as) os(as) responsáveis pela elaboração do percurso da disciplina pensaram e elaboraram alternativas pedagógicas de modo a atender aos componentes curriculares já estabelecidos para a disciplina e questões sociais que permeiam os mais diversos ambientes. Nessa alternativa, foi exigida a participação crítica e reflexiva por parte dos(as) discentes matriculados(as). Assim, essa proposta de avaliação contou com a utilização de recursos tecnológicos, diálogos emergentes e envolvimento dos(as) estudantes. Nessa proposta fica evidente a participação constante dos(as) alunos(as) na elaboração do seu próprio percurso formativo, assim como a colaboração efetiva dos pares durante todo o processo.