Judô na Educação Física Escolar: Realidade e Possibilidades
Por Douglas Yuji Takeda Violin (Autor), Claudio Kravchychyn (Autor), Vânia de Fátima Matias de Souza (Autor), Ieda Parra Barbosa-Rinaldi (Autor), Amauri Aparecido Bassoli de Oliveira (Autor).
Resumo
omo disciplina ou conteúdo da disciplina de lutas, o judô tradicionalmente compõe o currículo de formação de professores de Educação Física no Brasil, mas sua efetiva aplicação na Educação Física escolar vem sendo pouco investigada. Assim, o estudo teve por objetivo analisar a aplicação do conteúdo judô por professores de escolas públicas estaduais de Maringá, Paraná. Participaram da pesquisa 24 professores, atuantes há pelo menos um ano letivo na Rede Estadual de Ensino, que responderam a um questionário sobre suas experiências com o judô: extracurriculares, como aluno do ensino básico, na graduação e em sua prática pedagógica. Verificou-se grande oferta do judô como conteúdo dos cursos de licenciatura e, em contraponto, pouca ou nenhuma oferta na Educação Física escolar. Tais resultados indicam necessidade de maior convergência entre o Ensino Superior e a realidade escolar e de formação continuada aos professores da rede
Referências
ALENCAR, Yllah Oliveira e colaboradores. As lutas no ambiente escolar: uma proposta de prática pedagógica. Revista brasileira de ciência e movimento, v. 23, n. 3, p. 53-62, 2015.
ALVES JUNIOR, Edmundo de Drummond. O judô na universidade: discutindo questões de gênero e idade. In: GUEDES, Onacir Carneiro. Judô: evolução técnica e competição. João Pessoa, PB: Idéia, 2001.
BATISTA, Marco; DELGADO, Sixto Cubo. A prática de judô em relação com o autoconceito, a auto-estima e o rendimento escolar de alunos do primeiro ciclo do ensino básico. Revista de ciências del deporte, v. 9, p. 193-210, 2013.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB (Lei nº. 9394/96). Brasília: MEC, 1996.
______. Ministério da Educação e Cultura. Parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC, 1997.
______. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Disponível
em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/a-base. Acesso em: 03/02/2018.
CAVAZANI, Reinaldo Naia e colaboradores. Pedagogia do esporte: tornando o jogo possível no judô infantil. Motrivivência, v. 28, n. 47, p. 177-190, 2016.
COLL, César e colaboradores. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre, RS: Artmed; 2000.
CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE JUDÔ. História do judô. Disponível em: https://cbj.com.br/historia_do_judo/. Acesso em: 11/09/2019.
CORREIA, Walter Roberto; FRANCHINI, Emerson. Produção acadêmica em lutas, artes marciais e esportes de combate. Motriz, v. 16, n.1, p. 01-09, 2010.
DARIDO, Suraya Cristina; SOUZA JUNIOR, Osmar Moreira de. Para ensinar educação física: possibilidades de intervenção na escola. Campinas, SP: Papirus, 2008.
GOMES, Nathalia Chaves e colaboradores. O conteúdo das lutas nas séries iniciais do ensino fundamental: possibilidades para a prática pedagógica da Educação Física escolar. Motrivivência, ano XXV, n. 41, p. 305-320, 2013.
GONZÁLEZ, Fernando Jaime; DARIDO, Suraya Cristina; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de (Orgs.). Práticas corporais e a organização do conhecimento: lutas, capoeira e práticas corporais de Aventura. Maringá, PR: EdUEM, 2014.
GUEDES, Dartagnan Pinto; MISSAKA, Marcelo Seiji. Sport participation motives of young brasilian judô athletes. Motriz, v. 21, n. 1, p. 84-91, 2015.
KRAVCHYCHYN, Claudio; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de; CARDOSO, Sônia Maria Vicente. Implantação de uma proposta de sistematização e desenvolvimento da Educação Física do Ensino Médio. Movimento, v. 14, n. 2, p. 39-62, 2008.
LOPES, Rafael Gregory Bazilio; KERR, Tiemi Okimura. O ensino das lutas na educação física escolar: uma experiência no ensino fundamental. Motrivivência, v. 27, n. 45, p. 262-279, 2015.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora Pedagógica e Universitária, 1986.
MUGRABI, Lenon Vinícius Solis; MARIA, Anderson Leandro. O judô na educação física escolar. Acta brasileira do movimento humano, v.6, n.2, p.11-19, 2016.
NASCIMENTO, Paulo Rogério Barbosa; ALMEIDA, Luciano de. A tematização das lutas na educação física escolar: restrições e possibilidades. Movimento, v. 13, n. 3, p. 91-110, 2007.
PAGANI, Mario Mecenas; ANDREOLA, Remi; SOUZA, Francisco Tadeu Reis de. Lutas na escola: judô como opção de educação física para o ensino fundamental no município de Sorriso-MT. Revista Científica FAEMA, v. 3, n. 2, p. 40-56, 2012.
PALMA, Ângela Pereira Teixeira Victoria; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de; PALMA, José Augusto Victoria. Educação física e a organização curricular: educação infantil, ensino fundamental, ensino médio. Londrina, PR: EdUEL, 2012.
PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Diretrizes Curriculares da Educação Básica – Educação Física. Paraná: Governo do Estado do Paraná. Curitiba, PR, 2008.
______. Lei Complementar 130, de 14 de julho de 2010. Regulamenta o Programa de Desenvolvimento Educacional – PDE, instituído pela Lei Complementar nº 103/2004, que tem como objetivo oferecer Formação Continuada para o Professor da Rede Pública de Ensino do Paraná, conforme especifica. Curitiba, 2010. Disponível em . Acesso em 10/02/2018.
RIZZO, Marco Antonio Lima. As apropriações e objetivações do conteúdo judô nas aulas de educação física escolar. 2011. 202f. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Estadual de Maringá, Maringá, PR, 2011.
ROSÁRIO, Luís Fernando Rocha; DARIDO, Suraya Cristina. A sistematização dos conteúdos da educação física na escola: a perspectiva dos professores experientes. Motriz, v. 11, n. 3, p. 167-178, 2005.
RUFINO, Luís Gustavo Bonatto. “Campos de luta”: o processo de construção coletiva de um livro didático na educação física no ensino médio. 2012. 364f. Dissertação (Mestrado em Desenvolvimento Humano e Tecnologias). Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, SP, 2012.
______. Lutas. In: GONZÁLEZ, Fernando Jorge; DARIDO, Suraya Cristina; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de (Orgs.). Lutas, capoeira e práticas corporais de aventura. Maringá: EdUEM, 2014. p. 29-68.
RUFINO, Luís Gustavo Bonatto; DARIDO, Suraya Cristina. A separação dos conteúdos das “lutas” dos “esportes” na educação física escolar: necessidade ou tradição. Pensar a prática, v. 14, n. 3, p. 1-17, 2011.
______. Pedagogia do esporte e das lutas: em busca de aproximações. Revista brasileira de educação física e esporte, v. 26, n. 2, p. 283-300, 2012.
______. O ensino das lutas nas aulas de educação física: análise da prática pedagógica à luz de especialistas. Revista da educação física/UEM, v. 26, n. 4, p. 505-518, 2015.
SOUZA, Mariele Santayana de; SPESSATO, Barbara Coiro; VALENTINI, Nadia Cristina. Estratégias de aprendizagem e o ensino de judô para iniciantes: demonstração, dicas verbais e feedback. Acta brasileira do movimento humano, v. 5, p. 32-46, 2014.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.
TRUSZ, Rodrigo Augusto; DELL’AGLIO, Débora Dalbosco. A prática do judô e o desenvolvimento moral das crianças. Revista brasileira de psiciologia do esporte, v. 3, n. 2, p. 117-135, 2010.
TRUSZ, Rodrigo Augusto.; NUNES, Alexandre Velly. A evolução dos esportes de combate no currículo do curso de educação física da UFRGS. Movimento, v.13, n. 1, p. 179-204, 2007.