Resumo

Laboratórios pedagógicos constituem-se como estratégia metodológica, como conteúdos e atividades integrantes dos programas das disciplinas: Educação Fisica na Educação Básica I – para séries iniciais; Educação Física na Educação Básica II; –Ensino Fundamental – séries finais e Ensino Médio, no curso de Educação Física e Fundamentos e Prática de Recreação e Jogos, no curso de Pedagogia, na Universidade Federal de Rondônia. Inspirada em estudos e reflexões sobre as perspectivas do lúdico e do brincar brincando, no processo de formação e profissionalização de acadêmicos da Educação Fisica e Pedagogia, considerando o universo teórico e prático dos jogos, do brinquedo, do brincar, das brincadeiras e dos esportes na vida do ser humano, tendo como sustentação nos elementos básicos do movimento humano: rolar, engatinhar, andar, correr, saltar, saltitar, arremessar, bater, rebater, subir, trepar, agarrar, de forma individual e/ou coletiva, bem como a combinação de habilidades motoras, jogos cooperativos e jogos pré-desportivos, relacionados com as diversas modalidades esportivas individuais e coletivas. Além da BNCC, enquanto diretriz, toma-se também por base a fundamentação dos processos de crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente, tendo como referência alguns autores: Piaget, Vigotsky, Benjamin, Kishimoto, Guiselini, Krebs, Tani, Darido, Neira, Borges dentre outros. O objetivo está em possibilitar aos acadêmicos no processo de formação e profissionalização docente na graduação, a aquisição de conhecimentos quanto aos aspectos teóricos, metodológicos, didáticos e pedagógicos dos jogos, do brinquedo, do brincar, das brincadeiras e das atividades pré-esportivas no espaço acadêmico, bem como campo de possibilidades relacionadas aos aspectos básicos da Educação física escolar, da Recreação e dos esportes, elevando-se assim o padrão pedagógico dos acadêmicos, podendo refletir na relação entre a formação e a atuação profissional/profissionalização docente o papel social e pedagógico do profissional de Educação Física e da pedagogia. Quanto a metodologia, na Básica I os laboratórios consistem em explorar as possibilidades de utilização de balões, resgate das Brincadeiras tradicionais, brincadeiras com o alfabeto, brincadeiras cantadas e historiadas, brincadeiras com materiais diversos e da tecnologia alternativa, com vistas às aulas práticas com crianças e na Recreação, na perspectiva de utilização do Lúdico em sala de aula. Na Básica II, a perspectiva está nos jogos e esportes individuais e coletivos. De acordo com os blocos de modalidades, cada grupo elabora um planejamento perpassando por suas características, elementos motores determinantes, espaço e materiais e o campo de possibilidades de atividades, sendo apresentado em forma de seminário e na sequência desenvolvidos no formato de laboratórios pedagógicos entre os acadêmicos, para então, serem aplicados como aulas práticas com escolares em uma escola, tendo como referência modalidades individuais e coletivas, por grupos afins. Quanto aos resultados, após a realização de cada laboratório e das aulas práticas são elaborados registros de campo, possibilitando refletir sobre a prática, o que observaram na regência dos colegas, na participação dos alunos da escola e as contribuições no processo de formação e profissionalização. Conclui-se que ao final das disciplinas os acadêmicos estão mais seguros para planejar e atuar na realização de estágios e para sua atuação profissional em escolas e fora delas.

Acessar