Laboratórios Pedagógicos na Formação e Profissionalização de Professores de Educação Física e Pedagogia na Universidade Federal de Rondônia
Por Pedro Eduardo Alexandria Botelho (Autor), Célio José Borges (Autor), Rosa De Luz Ambrosio Dos Reis (Autor), Iranira Geminiano de Melo (Autor), Aline Juliana Morsch (Autor), Daniel A Marinho (Autor).
Em XX Congresso de Ciências do Desporto e de Educação Física dos Países de Língua Portuguesa
Resumo
Laboratórios pedagógicos constituem-se como estratégia metodológica, como conteúdos e atividades integrantes dos programas das disciplinas: Educação Fisica na Educação Básica I – para séries iniciais; Educação Física na Educação Básica II; –Ensino Fundamental – séries finais e Ensino Médio, no curso de Educação Física e Fundamentos e Prática de Recreação e Jogos, no curso de Pedagogia, na Universidade Federal de Rondônia. Inspirada em estudos e reflexões sobre as perspectivas do lúdico e do brincar brincando, no processo de formação e profissionalização de acadêmicos da Educação Fisica e Pedagogia, considerando o universo teórico e prático dos jogos, do brinquedo, do brincar, das brincadeiras e dos esportes na vida do ser humano, tendo como sustentação nos elementos básicos do movimento humano: rolar, engatinhar, andar, correr, saltar, saltitar, arremessar, bater, rebater, subir, trepar, agarrar, de forma individual e/ou coletiva, bem como a combinação de habilidades motoras, jogos cooperativos e jogos pré-desportivos, relacionados com as diversas modalidades esportivas individuais e coletivas. Além da BNCC, enquanto diretriz, toma-se também por base a fundamentação dos processos de crescimento e desenvolvimento da criança e do adolescente, tendo como referência alguns autores: Piaget, Vigotsky, Benjamin, Kishimoto, Guiselini, Krebs, Tani, Darido, Neira, Borges dentre outros. O objetivo está em possibilitar aos acadêmicos no processo de formação e profissionalização docente na graduação, a aquisição de conhecimentos quanto aos aspectos teóricos, metodológicos, didáticos e pedagógicos dos jogos, do brinquedo, do brincar, das brincadeiras e das atividades pré-esportivas no espaço acadêmico, bem como campo de possibilidades relacionadas aos aspectos básicos da Educação física escolar, da Recreação e dos esportes, elevando-se assim o padrão pedagógico dos acadêmicos, podendo refletir na relação entre a formação e a atuação profissional/profissionalização docente o papel social e pedagógico do profissional de Educação Física e da pedagogia. Quanto a metodologia, na Básica I os laboratórios consistem em explorar as possibilidades de utilização de balões, resgate das Brincadeiras tradicionais, brincadeiras com o alfabeto, brincadeiras cantadas e historiadas, brincadeiras com materiais diversos e da tecnologia alternativa, com vistas às aulas práticas com crianças e na Recreação, na perspectiva de utilização do Lúdico em sala de aula. Na Básica II, a perspectiva está nos jogos e esportes individuais e coletivos. De acordo com os blocos de modalidades, cada grupo elabora um planejamento perpassando por suas características, elementos motores determinantes, espaço e materiais e o campo de possibilidades de atividades, sendo apresentado em forma de seminário e na sequência desenvolvidos no formato de laboratórios pedagógicos entre os acadêmicos, para então, serem aplicados como aulas práticas com escolares em uma escola, tendo como referência modalidades individuais e coletivas, por grupos afins. Quanto aos resultados, após a realização de cada laboratório e das aulas práticas são elaborados registros de campo, possibilitando refletir sobre a prática, o que observaram na regência dos colegas, na participação dos alunos da escola e as contribuições no processo de formação e profissionalização. Conclui-se que ao final das disciplinas os acadêmicos estão mais seguros para planejar e atuar na realização de estágios e para sua atuação profissional em escolas e fora delas.