Lazer e Escola: a Recreação na Série Inicial do Ensino Fundamental em Uma Escola Estadual em Belém
Por Adrian Victor Lima Tenório (Autor), Kaian Corrêa Duarte (Autor), Rodolfo Emanuel Vieira Farias (Autor), Lucas Rufino Ribeiro de Souza (Autor), Ana Carolina Dias Semblano (Autor), Patrícia do Socorro Chaves de Araújo (Autor).
Em XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE
Resumo
INTRODUÇÃO
A percepção da realidade educacional brasileira a partir da técnica de relato de experiência representa uma contribuição peculiar e real sobre o cotidiano escolar, traduzindo para os meios acadêmicos as experiências e dilemas da realidade da escola. No tocante ao professor de Educação Física (EF), essa realidade, tendo em vista o processo de transição pelo qual passa a EF como componente curricular, se demonstra especialmente complexa (REZER; FENSTERSEIFER, 2008), dando destaque, para o caso específico dos primeiros anos de experiência profissional deste professor. No qual, imerso em ambiente escolar de constantes conflitos e incertezas de todas as ordens, assim propomos a imersão a partir da interface: Lazer, sociedade, recreação e educação física nas séries iniciais.