Lazer e letramento racial em um centro de educação na comunidade do monte cristo em Florianópolis
Por Raiane Cunha da Conceição (Autor), Samara Escobar Martins (Autor), Manoela de Sousa Correia (Autor), Alcyane Marinho (Autor).
Em Revista Brasileira de Estudos do Lazer - RBEL v. 10, n 3, 2023.
Resumo
Este artigo teve como objetivo investigar as aproximações e os distanciamentos entre o lazer e o letramento racial em um centro de educação da comunidade do Monte Cristo, em Florianópolis, na perspectiva dos educadores que trabalham nesse espaço. O estudo foi orientado pelas epistemologias latino-americanas, inspirando-se mais especificamente, mas, não exclusivamente, nas epistemologias feministas negras. Nessa perspectiva, estamos nos propondo a um esforço decolonial, que requer de brancos e negros uma postura de posicionamento combativo frente às heranças coloniais, como o racismo. Trata-se de um estudo de caso, descritivo e exploratório com abordagem qualitativa dos dados. Participaram do estudo 18 profissionais do contexto investigado, os quais responderam a um questionário online elaborado para essa investigação. Os dados foram analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram a necessidade de ampliação da concepção de lazer na perspectiva da prática educativa. Como fenômeno que se manifesta na cultura, o lazer não está isento de reproduzir os males sociais e, o letramento racial parece um aliado importante na superação dessa característica. Concluímos que no contexto investigado o letramento racial contribui para as experiências de lazer, tornando-as significativas e socialmente localizadas, sendo relevante para o enfrentamento do racismo estrutural.