Resumo

No Brasil as propostas do lazer e do ócio apresentam perspectivas distintas. Assim sendo, o objetivo deste trabalho é analisar qual o entendimento dos atores sociais de um programa governamental de atividade física sobre o lazer e ócio. Trata de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. A escolha do programa e dos participantes ocorreu de forma intencional. Adotamos a entrevista em profundidade para a coleta das informações e, usamos a técnica de saturação para determinar o número de participantes. Para a interpretação dos dados nos apropriamos da técnica da análise crítica do discurso, por meio da abordagem sociocognitiva. Como principais resultados, encontramos a predominância do discurso hegemônico referente ao lazer no Brasil, notadamente, descanso, diversão e consumo; um desconhecimento a respeito do ócio. Enquanto prática social as vivências realizadas pelos alunos do programa, em sua maioria, não condizem com os pressupostos teóricos referentes ao lazer, mas se caracterizam enquanto experiências de ócio. Concluímos pelos discursos analisados que as pessoas ressignificam suas práticas de lazer, estabelecendo um paradoxo entre o que é proposto teoricamente com o que é vivenciado cotidianamente, assim como compreendem a atividade física de forma funcionalista.

Acessar