Resumo

Sabe-se que a recreação e lazer proporcionam inúmeros benefícios para os participantes, em condomínios, escolas e clubes. As colônias de férias no período de férias escolares são oportunidades de locais para realização destas atividades para que ocorra este lazer. O objetivo deste trabalho é demonstrar o desenvolvimento desse mercado, tendo uma visão de vários lugares e possibilidades de ação dessas atividades, além de mostrar o papel dos profissionais envolvidos. A cidade de São José do Rio Preto / SP, por exemplo, possui vários clubes, escolas e condomínios, sendo comum ocorrer colônias de férias com atividades voltadas para o lazer e a recreação, entretanto ainda é pequeno o número de profissionais que atuam nesse mercado. A metodologia utilizada foi através de pesquisas bibliográficas, experiências de atuações, artigos e publicações, juntamente com pesquisa de observação e análise de perfil dos profissionais e das atividades. A pesquisa realizou-se nos meses de janeiro e julho de 2017. Após o término das colônias de férias, entramos em contato com os profissionais que executaram as atividades para analisar como foi feito o planejamento, execução e a divulgação das atividades, além de identificar os objetivos, espaços, perfil dos profissionais e também a concepção da recreação e lazer. Para Steinhilber (1995), colônia de férias é o conjunto de atividades desenvolvidas em determinado local, para um número considerável de crianças, durante o período de férias escolares, dentro de uma organização especificamente estruturada para este fim e sob a orientação de recreadores especializados. Analisando a pesquisa, percebemos que a maioria das colônias é realizada nas escolas, além de outros espaços oferecerem esse tipo de serviço, percebe-se a iniciativa dos clubes e condomínios ou profissionais da área de educação física e outras. As colônias acontecem uma ou duas vezes por ano, durante uma ou duas semanas no mês, tendo como objetivos, além da socialização das crianças, desenvolver a criatividade, diversão, vivenciar o lazer e a recreação e ainda atender a uma necessidade dos pais, para deixarem os filhos enquanto trabalham. O planejamento das colônias de férias se dá através da identificação da faixa etária dos participantes, pensando nas possibilidades e variações das atividades. As atividades desenvolvidas foram: jogos, gincanas, aquáticas e musicais, além de rodas cantadas, dinâmicas e etc. A quantidade de participantes total foi de 129 crianças de 5 a 12 anos de idade e as atividades foram realizadas em escolas, clubes e condomínios, sendo divididas em dois grupos: de 5 a 7 anos e de 8 a 12 anos, para melhor organização, espaço e segurança. Concluímos com esta pesquisa que os profissionais precisam se preparar para essa área de atuação, além de compreender um pouco mais sobre a recreação e lazer. Encontramos grande variação de espaços e atividades realizadas, isso nos mostra que as colônias de férias são um espaço ou opção de lazer e recreação. Sendo assim, acreditamos que os profissionais que procuram essa área de atuação devem visar o crescimento, além de aprofundar os estudos para virem a ser um profissional capacitado e valorizado