Resumo

Este estudo tem como ponto de partida as reflexões tecidas pelo pesquisador junto ao Curso de Mestrado em Educação do Programa de PósGraduação em Educação da Universidade do Estado do Pará – PPGED/UEPA, onde o pesquisador investigas as práticas pedagógicas na Educação Física Escolar - EFE face à diversidade de gênero/transgeneridade. Enxergamos no 31ª Encontro Nacional de Recreação e Lazer, a possibilidade de direcionar os olhares à formação inicial de professores de educação física, partindo das inquietações: que lazer é possível ao corpo transgênero na dialética com escola e com a vida? Os professores de educação física possuem em sua formação inicial saberes e experiências pertinentes ao debate em questão? Tomou-se por objetivo analisar se e como ocorre a presença do debate acerca da relação entre a educação física, o lazer e a diversidade de gênero na formação inicial de professores do Curso de Educação Física da Universidade do Estado do Pará – CEDF/UEPA, campus III, em Belém do Pará, buscando refletir sobre suas implicações na formação docente, bem como seus efeitos nas experiências de lazer, escolar e de vida de sujeitos trans.

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