Lazer e Educação Física Escolar: Experiência Pedagógica em Uma Escola da Rede Estadual de Ensino de Mato Grosso
Por Cinthia Lopes da Silva (Autor).
Resumo
O presente estudo objetivou relatar uma experiência pedagógica com alunos do ensino médio de uma escola pública do interior de Mato Grosso, na disciplina de educação física. Tal experiência foi fundamentada na perspectiva da educação para o lazer. Nas aulas de educação física escolar é predominante o ensino do esporte, sendo esse elemento da cultura fortemente influenciado pelo modelo de alto rendimento e pelos meios de comunicação de massa. As modalidades esportivas são, muitas vezes, trabalhadas na educação física escolar com ênfase na técnica corporal, de maneira repetitiva e sem a devida criticidade, oferecendo pouca contribuição para a formação integral dos alunos. Nesse sentido, a aula de educação física com a finalidade de viabilizar aos alunos o acesso ao conhecimento da cultura corporal, com base na perspectiva da educação para o lazer, pode ser um contributo no sentido de que os alunos possam aproveitar, ao longo da vida, de seus momentos de lazer com qualidade, criatividade e criticidade. Como resultado, nota-se que a e educação para o lazer é uma possibilidade teórica e prática a ser explorada na escola.