Resumo

O presente estudo objetivou relatar uma experiência pedagógica com alunos  do ensino médio de uma escola pública do interior de Mato Grosso, na disciplina de  educação física. Tal experiência foi fundamentada na perspectiva da educação para o  lazer. Nas aulas de educação física escolar é predominante o ensino do esporte, sendo  esse elemento da cultura fortemente influenciado pelo modelo de alto rendimento e  pelos meios de comunicação de massa. As modalidades esportivas são, muitas vezes,  trabalhadas na educação física escolar com ênfase na técnica corporal, de maneira  repetitiva e sem a devida criticidade, oferecendo pouca contribuição para a formação  integral dos alunos. Nesse sentido, a aula de educação física com a finalidade de  viabilizar aos alunos o acesso ao conhecimento da cultura corporal, com base na  perspectiva da educação para o lazer, pode ser um contributo no sentido de que os  alunos possam aproveitar, ao longo da vida, de seus momentos de lazer com qualidade,  criatividade e criticidade. Como resultado, nota-se que a e educação para o lazer é uma    possibilidade teórica e prática a ser explorada na escola.

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