Lazer no Assentamento Luiz Carlos Prestes: Uma Experiência dos Acadêmicos do Curso de Educação Física da Universidade Federal do Pará
Por Iviane Matos França (Autor), Leda Sampaio da Silva (Autor), Lilianne do Socorro Guimarães Freitas (Autor).
Em XVII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e IV Conice - CONBRACE
Resumo
Segundo PADILHA (2006), o MST ainda não possui uma elaboração nacional específica sobre o lazer com a mesma profundidade que possui na educação, saúde, cultura, cooperativismo e outras demais frentes de atuação desse movimento. Este trabalho surgiu com o objetivo de proporcionar momentos de ludicidade aos habitantes do Assentamento Luís Carlos Prestes, localizado no município de Irituia – Pará, em especial às crianças e jovens. Foram realizadas duas visitas ao assentamento para nortear a elaboração das atividades que seriam propostas. Para em seguida realizar o “dia de lazer” na comunidade. Buscamos atender principalmente crianças e adolescentes, pois no assentamento funciona a escola de ensino fundamental, que não dispõe de Educação Física no currículo escolar. As orientações e coordenação foram desenvolvidas pelos docentes e acadêmicos do 2º ano do curso de Educação Física, objetivando vivenciar atividades teórico-práticas das disciplinas: “Bases Teóricas e Metodológicas do Esporte” e “Didática do Ensino da Educação Física”. As atividades propostas foram baseadas na abordagem crítico emancipadora. Trabalhamos a Educação Física levando em consideração a educação de crianças e jovens para a competência crítica, voltada para a formação da cidadania do jovem do que de mera instrumentação técnica para o trabalho.