Resumo

Segundo PADILHA (2006), o MST ainda não possui uma elaboração nacional específica sobre o lazer com a mesma profundidade que possui na educação, saúde, cultura, cooperativismo e outras demais frentes de atuação desse movimento. Este trabalho surgiu com o objetivo de proporcionar momentos de ludicidade aos habitantes do Assentamento Luís Carlos Prestes, localizado no município de Irituia – Pará, em especial às crianças e jovens. Foram realizadas duas visitas ao assentamento para nortear a elaboração das atividades que seriam propostas. Para em seguida realizar o “dia de lazer” na comunidade. Buscamos atender principalmente crianças e adolescentes, pois no assentamento funciona a escola de ensino fundamental, que não dispõe de Educação Física no currículo escolar. As orientações e coordenação foram desenvolvidas pelos docentes e acadêmicos do 2º ano do curso de Educação Física, objetivando vivenciar atividades teórico-práticas das disciplinas: “Bases Teóricas e Metodológicas do Esporte” e “Didática do Ensino da Educação Física”. As atividades propostas foram baseadas na abordagem crítico emancipadora. Trabalhamos a Educação Física levando em consideração a educação de crianças e jovens para a competência crítica, voltada para a formação da cidadania do jovem do que de mera instrumentação técnica para o trabalho.

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