Lazer Numa Perspectiva Internacional: Relações Temáticas com o Turismo, os Esportes e a Educação na China Atual
Resumo
O lazer é um componente universal da cultura humana, que assume formas e significados diferenciados de acordo com as características de uma dada sociedade. Constatase que o significado do lazer adotado na sociedade oriental é pouco conhecido e difundido academicamente, já que as abordagens temáticas são em sua expressiva maioria ocidentais. No atual contexto globalizado, a China passa por um momento de crescimento significativo em vários setores, entre os quais o de lazer em suas interfaces com o turismo, os esportes e a educação. Diante desse cenário, foram delimitados dois problemas centrais para o desenvolvimento do trabalho: a) qual é a representatividade da pesquisa acadêmica em lazer e turismo na China? b) quais são as relações estabelecidas entre lazer, turismo, esportes e educação a partir do atual cenário geopolítico do país? Teve-se como objetivo geral no presente trabalho analisar a relação entre as esferas do lazer, turismo, esporte e educação numa perspectiva internacional, investigando características relativas a tais campos na China atual. Em termos específicos, objetivou-se a abordagem de aspectos relacionados ao desenvolvimento do lazer no país, ressaltando o setor de turismo em notória expansão e compreendendo a importância deste para o desenvolvimento social e econômico da China em sua inserção num contexto mundial globalizado. Identificou-se ainda a prática de esportes e exercícios físicos concebidos no âmbito da cultura chinesa e sua relação com eventos em escala global como as Olimpíadas, bem como o desenvolvimento de estudos e pesquisa acadêmica em lazer no país investigadas a partir da formação profissional no tema em sua relação com o mercado de trabalho em forte expansão. Em termos metodológicos, adotou-separa o presente trabalho uma pesquisa qualitativa em caráter exploratório. Enquantoprocedimento de pesquisa agregou-se uma combinação de enfoques bibliográfico e de campo, orientados por categorias teóricas de análise relacionadas a lazer, turismo, esportes e educação na China. No enfoque bibliográfico, como fontes primárias teve-se acesso a documentos produzidos por organismos oficiais mundiais e bases de dados do governo chinês. Como fontes secundárias, foram pesquisados livros, artigos científicos publicados em periódicos indexados, anais de congressos, seminários e monografias acadêmicas. Já o enfoque de campo pressupôs a visita do pesquisador nas cidades de Beijing, Shanghai e Hangzhou, escolhidas por sua expressividade no setor acadêmico de lazer e turismo, onde foi realizada uma observação para familiarizar-se com a área de estudo. Posteriormente, aplicou-se um questionnaire survey com especialistas no tema escolhidos de forma intencional, oriundos do College of Tourism – Zhejiang University. As hipóteses inicialmente estabelecidas foram confirmadas, identificando entre outros que a análise do campo do lazer pode auxiliar na compreensão da cultura chinesa, somando-se a um reconhecimento dos acadêmicos daquele país do relevante papel na formação acadêmica temática numa sociedade recentemente aberta ao capitalismo e com fortes perspectivas de crescimento no âmbito do turismo, esportes e educação.