Letramento digital para automonitoramento da atividade física em idosos: Protocolo e resultados preliminares do Projeto Movimenta+
Por Hugo Vinicius Rocha de Almeida (Autor), Arthur Candido Regueira de Miranda (Autor), Bruno Gonçalves Galdino da Costa (Autor), Andreia Pelegrini (Autor), Enaiane Cristina Menezes (Autor), Luiz Rodrigo Augustemak de Lima (Autor).
Em XV Congresso Brasileiro de Atividade Física e Saúde - CBAFS
Resumo
O envelhecimento ativo na era digital exige estratégias que superem barreiras tecnológicas. Capacitar idosos no uso de ferramentas digitais por meio de protocolos que integrem letramento digital e automonitoramento da atividade física pode favorecer a prática regular de AF para fins de saúde. Objetivo: Avaliar o engajamento de idosos em um protocolo de letramento digital e automonitoramento da atividade física. Métodos: Estudo longitudinal de intervenção. Foram incluídos idosos ≥60 anos, residentes em Recife e Olinda, com smartphone e acesso à internet, e condições clínicas estáveis; excluídos aqueles com limitações físicas graves ou déficits cognitivos. Na 1ª semana, foram coletadas informações sociodemográficas, medidas de AF moderada a vigorosa (AFMV) e comportamento sedentário (CS) por acelerometria, seguidas de letramento digital com orientação prática para uso dos aplicativos de contagem de passos e registro de caminhada (Google Fit® e Strava®) e compartilhamento via WhatsApp®. Na 2ª semana, houve revisão do conteúdo, instrução para caminhadas independentes e primeira intervenção presencial. Os quatro encontros quinzenais em parques tiveram 60 minutos, incluindo aquecimento, caminhada em voltas pré-definidas com intensidade autoselecionada, registro no Strava® e compartilhamento via WhatsApp®. A partir da 3ª semana, os participantes iniciaram caminhadas independentes. Resultados: Foram incluídos 25 idosos (72,1±5,5 anos; 92% mulheres), a maioria (64%) com renda familiar entre um e dois salários-mínimos. Observou-se baixo tempo em AFMV (12,8±14,7 min/dia) e elevado tempo em CS (645,7±145,2 min/dia). Durante os quatro encontros presenciais, todos os participantes realizaram o automonitoramento e compartilharam seus registros de caminhada do Strava® via WhatsApp®. Em contrapartida, não conseguiram compartilhar dados do Google Fit®.Conclusão: O engajamento observado indica a viabilidade do protocolo do projeto Movimenta+ para letramento digital e automonitoramento da atividade física em idosos, fornecendo insights preliminares para intervenções e pesquisas futuras voltadas à promoção de um estilo de vida mais ativo.