Resumo

O presente estudo, de natureza qualitativa, buscou identificar, discutir e compreender junto aos líderes e liderados trabalhadores na área de recreação em hotel localizado no Circuito das Águas Paulista, os estilos de liderança utilizados por seus gestores, bem como, averiguar suas percepções em relação a esses gestores acerca da inteligência emocional no cotidiano de seus trabalhos. O estudo fez uso de pesquisas bibliográfica e exploratória, utilizando como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada, aplicada a uma amostra intencional composta por 32 participantes. Os dados coletados foram analisados descritivamente, por meio da Técnica de Análise de Conteúdo Temático. Os resultados obtidos demonstraram que o comportamento do líder tem influência direta no rendimento da equipe, apontou ainda, que um líder com pouco controle emocional, tende a se envolver em mais conflitos, expondo a si e a seus liderados, ocasionando desgaste nas relações de trabalho. O estudo também sugere formas para melhorar as competências de liderança nas equipes de trabalho.

Acessar